Grande Hotel Campos do Jordão e chefe Ivo Faria farão homenagem ao maestro Villa-Lobos com jantar

por:
10 de julho 2012

Um dos mais importantes músicos do século 20, Heitor Villa-Lobos não hesitou em utilizar a riqueza do ritmo folclórico como ingredientes para suas obras.  Durante a 4° edição do Festival Rota dos Sentidos, o legado do maestro e as raízes da gastronomia brasileira se encontram no cardápio elaborado pelo Chefe Ivo Faria, Vecchio Sogno, para proporcionar verdadeira harmonia de sabores aos hóspedes e visitantes do Grande Hotel Campos do Jordão.

Assim como o maestro, o chefe Ivo Faria tem raízes brasileiras, mas forte ligação e vivencia com a cultura francesa. Entre os pratos do menu, que serão harmonizados com rótulos da vinícola Concho y Toro, estão o Darne de peixe sobre moquequinha de abóbora e molho de cupuaçu, inspirado nas obras orquestrais Uirapuru e o Envelope de galinha caipira à caipora sobre cremoso aipim, baseado em Choros nº 5, que leva o subtítulo  Alma Brasileira.

Para completar a homenagem, a soprano Julianne Daud, acompanhada de piano, violino e violoncelo, interpreta a seleção musical que inspirou o chefe Ivo Faria no preparo de uma viagem sensorial e extremamente saborosa ao universo de um dos maiores talentos da música nacional.

Intitulado de Alma Brasileira, o jantar inspirado nas composições de Villa-Lobos acontece no próximo sábado,14, no Araucária, premiado restaurante do Grande Hotel Campos do Jordão, às 20h30. Reservas pelo telefone (12) 3668 6000

Jantar Alma Brasileira – Menu Chef Ivo Faria inspirado no compositor Villa-Lobos, com apresentação da Soprano Julianne Daud

Entrada: Darne de peixe sobre moquequinha de abobora e molho de cupuaçu

Obras Orquestrais “Uirapuru” – uma obra que recria os sons da Amazônia, composta em 1917 o poema sinfônico “Uirapuru”, baseado em material do folclore coletado em viagens de Villa pelo interior do Brasil. Na lenda que inspirou a obra, o pássaro encantado – “rei do amor” – é flechado no coração por uma moça embevecida com a suave  canção transforma-se em um bonito jovem.

Primeiro prato: Envelope de galinha caipira à caipora sobre cremoso aipim

Choros nº 5 – composto em 1925 leva o subtítulo “Alma Brasileira” e é uma das obras mais expressivas de Villa-Lobos que definia o choro como “uma nova forma de composição musical na qual sintetizam-se as diferentes modalidades das musicas populares e indígenas do Brasil”.  

Segundo Prato: Teclado de costelinha de porco em baixa temperatura a moda sertaneja

Bachiana nº 2 – Toccata Final, para orquestra, correu o mundo com o subtítulo de “Trenzinho Caipira”, escrita em 1930 e estreada em Veneza em 1938, inspirada nas viagens de trem que o compositor fez em 1931 para a difusão da música de concerto pelo interior do Estado de São Paulo.

Sobremesa: Infinita doçura

Bachiana nº 5 – a Ária: Cantilena transformou-se na assinatura musical internacional de Villa Lobos, escrita para soprano e oito violoncelos.

Serviço

Jantar Alma Brasileira – Cardápio do chefe Ivo Faria inspirado no compositor Villa-Lobos, com apresentação de Julianne Daud

Grande Hotel Campos do Jordão – Hotel-escola Senac

Data: 14/07, sábado

Horário: 20h30

Local: restaurante Araucária

Preço: R$ 220

Informações e reservas: (12) 3668 6000

 
 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários