Em um período de 60 minutos do último sábado de março de cada ano – em 2011 no dia 26 de março – pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes para demonstrar sua preocupação e seu apoio ao combate ao aquecimento global.
A Hora do Planeta respeita os diferentes fusos horários do mundo, ou seja, sempre acontece a partir das 20h30 conforme o horário de cada local. Por isso o primeiro lugar do mundo a aderir ao movimento deve ser a Nova Zelândia.
Realizado pela primeira vez na Austrália, em 2007 – quando dois milhões de pessoas desligaram suas luzes durante uma hora – A Hora do Planeta deve mobilizar este ano milhares de cidades no mundo todo.
Centenas de ícones turísticos serão apagados, entre os quais a Golden Gate e o Empire State Building, nos EUA, a Cidade Proibida, em Pequim, a Torre Eiffel, em Paris, a Torre de Pisa, na Itália, a catedral de Helsinki, o Palácio de Buckingham, em Londres, o Portão de Brandemburgo, em Berlim e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Para o turismólogo Carlos Augusto Alves, presidente da Federação Brasileira de Albergues da Juventude, a campanha “ao mesmo tempo em que é uma advertência é também uma luz de esperança”, e complementa: “as mudanças climáticas são uma realidade dramática que não temos como encobrir. As soluções dependem exclusivamente de cada cidadão e movimentos como este, com certeza são alertas para lembrar que se não for feito alguma coisa, as conseqüências podem ser irreversíveis”. Carlos Augusto lembra que a rede Hostelling International também está participando da Earth Hour em seus mais de quatro mil hostels em todo o mundo.
Rodrigo Martello, Coordenador Ambiental da Rede HI Brasil, é o responsável pela ação que a rede está promovendo, nos 95 HI Hostels nas principais regiões do país.
Para Rodrigo, “apagar as luzes por uma hora é, não só contribuir para a preservação do nosso Planeta, como fazer parte da maior plataforma voluntária de cidadãos contra as alterações climáticas. Um ato simbólico cujo objetivo é dizer ao mundo e às autoridades que estamos atentos para a questão do aquecimento global e suas conseqüências”.
60 + Hora do Planeta – Recicle-se
A principal novidade da Hora do Planeta 2011 apresentada pela Rede WWF é a plataforma de mobilização ” 60+”. Trata-se de uma ferramenta para reunir iniciativas de pessoas de todo o planeta para mostrar que é possível enfrentar a ameaça do aquecimento global por meio de ações coletivas.
A proposta da plataforma “60 +” é envolver pessoas em ações concretas que levem à mudança de hábitos cotidianos. No Brasil, o tema tratado inicialmente será a reciclagem. A idéia é esclarecer e influenciar os brasileiros sobre a importância da separação e reciclagem de resíduos sólidos, envolvendo governos, empresas e cidadãos.