- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Hotéis, apenas parem!

Sempre que viajo para América do Norte e Europa fico incomodada com a maioria dos quartos de hotel. Explico: janelas que não abrem e quartos que só têm abajur, nada de uma lâmpada no teto. São dias de virar refém do ar condicionado ou do aquecimento e de não enxergar nada no quarto e ainda ficar com a luz do abajur no rosto mesmo quando não quero. Você também se incomoda?

Para o meu desespero,  esse sistema começou a ser adotado também no Brasil. Nos últimos anos, tenho percebido que vários hotéis no país já não usam mais lâmpadas no teto e alguns têm aquelas janelas que abrem só um pouco ou nada. Claro que isso é um reflexo do aumento de redes internacionais por aqui e que elas seguem um procedimento padrão, geralmente, vindo das matrizes nos Estados Unidos e Europa e, agora, eu me desespero também nos quartos de hotéis brasileiros.

Olha como minha janela em quarto do Mama Shelter Rio abria bastante – Crédito: Sylvia Barreto

Gente, estamos em um país tropical. Eu quero sentir o vento no rosto, a brisa do mar, só usar o ar condicionado quando for necessário e não ter que ficar com ele ligado o tempo todo. E, luz de abajur não é irritante? Fora que fica um ar melancólico no quarto se não temos uma boa lâmpada no teto que ilumine de fato. O abajur ilumina só o que está ao seu redor e o restante fica naquela penumbra, mal consigo enxergar os itens da minha mala, sério, é desesperador, tem 10 graus de miopia e astigmatismo, qualquer meia luz já me deixa cega.

Fico bem feliz quando chego a um hotel e vejo que ele tem grandes janelas que abrem e uma lâmpada no teto, além dos abajures. Assim, quando eu quiser iluminação de fato, acendo essa lâmpada e, quando precisar ler ou trabalhar na cama, os abajures. Um dos hotéis que me conquistou por tudo isso foi o Mama Shelter Rio, da Accorhotel, muita luz da rua e do quarto e janelas gigantes.

Quarto em hotel de Bariloche que não tinha iluminação central – Crédito: Sylvia Barreto

Essas ações dos hotéis devem ter um razão, se alguém sabe, me explique, por favor. Fico pensando se têm medo que as pessoas se matem e por isso as janelas são fechadas ou só abrem um pouco. A questão da luz, seria uma economia ou preguiça de fazer instalações elétricas? Não sei. Só peço que me ouçam pelo menos no Brasil: hotéis, apenas parem! Ah, e aproveitem e coloquem tomadas e entradas USB ao lado da cama, além de já dormirmos e comermos com o celular, eles servem também de despertador, precisam estar carregados para tocar e nos acordar sem que a gente tenha que levantar.