- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Dica de hotel em Cancún: Occidental Tucancún

Para quem busca um hotel em Cancún bem localizado, all inclusive e com bom custo-benefício, a dica é o Occidental Tucancún. Hotel quatro estrelas do grupo espanhol Barceló, fica na zona hoteleira, com fácil acesso às principais atrações da cidade.

A equipe do Viajar é Simples ficou hospedada neste hotel em Cancún em outubro de 2020. O México recebe turistas brasileiros sem a exigência de apresentação de teste de covid-19.

Os hotéis precisam seguir determinações do governo local para seu funcionamento durante a pandemia. Além disso, adotam uma séria de medidas de higiene para evitar a transmissão da covid-19.

Recepção do hotel – Durante a pandemia, o hotel trabalha com ocupação reduzida – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Durante a pandemia, o hotel trabalha com ocupação reduzida – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Hotéis mais vazios em Cancún
Assim como no Estado de São Paulo, o governo da província de Quintana Roo, onde fica Cancún, estabeleceu fases de reabertura determinada por cores. Na fase laranja, por exemplo, os hotéis ficam abertos trabalhando apenas com 30% de sua capacidade de hospedagem e, na fase amarela, com 60%.

Em outubro, Cancún estava na fase amarela e, por isso, o Occidental Tucancún só podia ter 60% de suas 339 habitações ocupadas. Para verificar em qual fase está a cidade quando for viajar, clique neste link e escolher a opção “reapertura gradual de las principales actividades”.

A localização do Occidental Tucancún
A zona hoteleira de Cancún, como o nome já sugere, concentra vários hotéis e fica entre a Lagoa Nichupté e o mar. O Occidental Tucancún fica nesta região, bem atrás do shopping de marca de luxo Kukulcan Plaza.

O hotel tem vista para o mar de um lado e, do outro, para a lagoa com o shopping. A poucos passos tem um ponto de ônibus. Os turistas usam muito esse tipo de meio de transporte em Cancún porque custa apenas US$ 1, ou dez pesos mexicanos, e passam por toda a zona hoteleira. Evite apenas horários de pico, como no início da manhã e ao redor das 18 para fugir das aglomerações.

Praia em frente ao hotel Occidental Tucancún – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Os ônibus costumam passar por toda a zona hoteleira. Com eles, dá para chegar a shoppings, ao centrinho turístico da cidade – com várias lojas, bares e as principais baladas, como Cocobongo – e, ainda ao Píer Playa Tortura, de onde partem os barcos para Isla Mujeres.

Para quem quer caminhar um pouco, além do hotel ficar atrás do Kukulcan Plaza, a menos de dois quilômetros dele fica o shopping Plaza La Fiesta, mais conhecido como La Isla. É um centro comercial a céu aberto com boas opções de lojas. Também dá para ir de ônibus.

Chegada no Occidental Tucancún
O Occidental Tucancún fica a 19 quilômetros do Aeroporto Internacional de Cancún. A equipe do Viajar é Simples usou o serviço de traslado da At Travel e o trajeto demorou cerca de 30 minutos.

Na chegado no hotel, os funcionários pegam as malas e levam para um espaço específico para que elas sejam higienizadas. Dependendo da categoria do quarto, o check-in é feito no balcão do lobby ou no Premium Lounge. Os hóspedes são recebidos com um drinque.

Por conta da pandemia de covid-19, em toda as áreas do hotel é preciso usar máscara, exceto nas piscinas e na praia. Claro, nas mesas do restaurante também não há essa necessidade. Dispensers de álcool em gel são facilmente encontrados em todos os ambientes.

O trajeto do Aeroporto de Cancún até o hotel leva cerca de 30 minutos – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Gastronomia e bebidas no Occidental Tucancún
O Occidental Tucancún é um hotel all inclusive. Na estadia, todas as refeições e bebidas estão inclusas. Tem três restaurantes à la carte para jantar, além do buffet, e o hóspede pode freqüentar todos quantas vezes quiser durante a estadia.

Por conta da pandemia, muitos hotéis em Cancún optaram pela substituição do buffet self-service pelo assistido. Outros, estão apenas com o à la carte.

No Occidental Tucancún, o restaurante Mirador, que era um buffet self-service, passou a ser buffet assistido. Além da vista linda com dois ambientes, um fechado e com ar condicionado e a varanda aberta, ele oferece café da manhã, almoço e jantar.

Buffet Mirador
Todas as refeições têm uma boa variedade de opções. No café, são várias opções de frutas, pratos típicos mexicanos, bebidas, frios, ovos e pães. Quando há mais hóspedes, também é aberto para a refeição o restaurante A Claraboya, com mesmo menu, mas na área da piscina, em ambiente fechado e vista para o mar.

No almoço e no jantar, entram em cena as saladas, os peixes, aves, carne vermelha, acompanhamentos e as sobremesas. Sempre tem opções de pratos mexicanos e nada leva muita pimenta.

O restaurante Mirador trabalha com buffet assistido – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Parte do café da manhã no Mirador – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Variedade do café da manhã – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Buffet de almoço no Mirador – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Sobremesas no Mirador – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Restaurante La Claraboya: frutos do mar
O restaurante La Claraboya trabalha no jantar com frutos do mar, mas também tem opções sem. Dependendo da ocupação, pode ser buffet ou à la carte. Serve pratos como: sopa de lagosta, trilogias de atum, salmão e polvo marinados ou de ostras e camarão empanado no coco.

Algumas tardes, no espaço externo do La Claraboya, acontece uma “parrilada”, ou seja, um churrasco. O estilo é mais dos Estados Unidos e não do Brasil. Tem hambúrgueres, salsicha, frango e costela, geralmente. Para acompanhar, pães, batata frita, alface, tomate e molhos.

Restaurante de frutos do mar, La Claraboya – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Lula recheada com risoto no La Claraboya – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Restaurante México Lindo
Não perca a oportunidade de experimentar o restaurante México Lindo. Logo que você chega, já te servem nachos com guacamole e mais alguns molhos. Aproveite! Os tacos são uma delícia, prove o de carne com abacaxi. Para acompanhar, muita tequila.

Há muitas opções de entradas e pratos principais. Quem ama camarão pode pedir uma salada caribenha, vem cheia deles. Para prato principal, delícias como enchilladas, fajitas e lomo acompanhado de batatas e legumes grelhados. Para sobremesa, aposte no churros, afinal, estamos no México.

Taco de carne de porco com abacaxi – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Churros para sobremesa – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Entradinha no restaurante México Lindo – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Salada com camarões no restaurante México Lindo – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

México Lindo – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

La Trattoria: restaurante italiano
Para completar, o Occidental Tucancún oferece um restaurante italiano, o La Trattoria. Como esperado, o cardápio é recheado de massas. Também trabalha com buffet assistido ou à la carte dependendo da ocupação.

No La Trattoria existe um espaço privado que pode ser reservado pelos hóspedes para momentos especiais. Tem um menu especial para esse tipo de jantar e custo adicional.

Restaurante La Trattoria – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Como funciona o all inclusive?
Para todos os jantares em restaurantes à la carte é preciso reserva. Não existe limite de utilização e os restaurantes podem ser repetidos durante a estadia, mas é preciso marcar horário com antecedência. Quem preferir pedir comida no quarto, existe um menu especial que faz parte do all inclusive, porém, é preciso pagar uma taxa de serviço a cada utilização.

Além das bebidas e drinques especiais nos restaurantes, o hotel tem quatro bares, sendo um deles molhado e outro no lobby. Todos servem bebidas alcoólicas apenas a partir do meio-dia. O Lobby Bar é o que as serve por mais tempo, até a meia-noite.

No frigobar dos quartos também há bebidas incluídas, como água, refrigerante e cervejas. Em caso de furacão, o consumo de bebidas alcoólicas é proibido no México e os hotéis suspendem esse serviço.

Bebidas do frigobar também fazem parte do all inclusive – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Lazer
Para relaxar e a aproveitar todo sol do Caribe, o Occidental Tucancún conta com três piscinas. A central é maior delas e tem aquelas espreguiçadeiras dentro da água. Existem, ainda, a de borda infinita e a especial para adultos. Todas são em frente ao mar, a poucos passos da areia.

Para aproveitar a bela praia em frente ao hotel, espreguiçadeiras e coqueiros não faltam. No mar, só é preciso ficar atento se está ideal ou não para o banho.

O hotel tem a piscina principal com espreguiçadeiras na água, piscina com borda infinita e uma só para adultos – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Todas as piscinas têm vista para o mar – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

O hotel oferece também academia, quadra e spa. Aliás, é possível fazer massagem ao ar livre na área da piscina de adultos. Para completar, o Occidental Tucancún tem uma sala com mesa de bilhar.

Para as crianças existe um espaço exclusivo, porém, no momento, seu funcionamento depende das medidas sanitárias da cidade, então, ele pode estar aberto ou não. O mesmo acontece com o grande teatro do Occidental Tucancún com espetáculos variados todas as noites quando possível.

O Occidental Tucancún tem três piscinas – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Piscina apenas para adultos – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Piscina de borda infinita – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Piscina principal – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Sala de bilhar – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Quartos no Occidental Tucancún
O Occidental Tucancún tem cinco tipos diferentes de quartos. O mais básico é o quarto duplo sem vista para o mar, neste caso, o hóspede terá vista para o shopping em frente e, dependendo do andar, com a lagoa ao fundo.

Todos os quartos têm banheiros espaçosos, ar condicionado, frigobar, tábua de passar, ferro, secador profissional e wi-fi. Além disso, o hotel oferece roupões que veste bem até quem usa manequim 50.

Os quartos acomodam até quatro pessoas. Porém, as famílias ou grupos de amigos maiores podem ficar nas vilas de frente para o mar na categoria Familiar Vista Mar Premium Level. Essas acomodações não ficam nos prédios, mas em vilas perto do mar.

Banheiro com secador bom – Durante a pandemia, o hotel trabalha com ocupação reduzida – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Área da ducha, bastante espaçosa – Durante a pandemia, o hotel trabalha com ocupação reduzida – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Parte do quarto duplo – Durante a pandemia, o hotel trabalha com ocupação reduzida – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Quarto duplo sem vista para o mar – Durante a pandemia, o hotel trabalha com ocupação reduzida – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Quarto com vista para lagoa – Durante a pandemia, o hotel trabalha com ocupação reduzida – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Os apartamentos Familiar Vista Mar Premium Level são ideais para até seis pessoas juntas. São as únicas acomodações que têm cozinha no hotel.

O hotel oferece o chamado Premium Level para algumas categorias de acomodação. Quem fica nelas tem alguns benefícios especiais, como: bebidas Premium, check-in e checkout em lounge privado; lounge exclusivo com café da manhã; serviço de quarto sem taxas, descontos no spa e cabeleireiro, além de outros mimos.

As vilas acomodam até seis pessoas – Durante a pandemia, o hotel trabalha com ocupação reduzida – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Quarto com vista para o mar – Durante a pandemia, o hotel trabalha com ocupação reduzida – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Romance no Occidental Tucancún

Se você pensa em casar em um hotel em Cancún ou mesmo ter dias de romance, o Occidental Tucancún oferece essas possibilidades. É possível fazer pequenas cerimônias no jardim ou na praia com toda estrutura.

Para romance, o hotel tem opções de jantares especiais no jardim ou em espaço reservado no restaurante italiano, por exemplo. É possível, ainda, contratar o serviço de fotografia e fazer fotos românticas nas dependências do hotel ou na praia.

Neste local podem ser realizados jantares românticos ou cerimônias de casamento – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Serviço
Hotel Occidental Tucancún
Boulevard Kukulcan Km 14 . 77500 Cancún
Site: https://www.barcelo.com/pt-br/occidental-tucancun/
Diárias a partir de R$ 725 por noite para quarto duplo

*A equipe do Viajar é Simples, editora e fotógrafo, teve hospedagem a convite do Occidental Tucancún