Itália mostra atrações do país em evento gratuito no Brasil

por: Sylvia Barreto
20 de setembro 2011

Mostrar aos brasileiros uma nova face da Itália é a aposta do “Italia Comes to You – A Excelência em Turismo, Arte e Made in Italy”. O evento irá reunir cultura, arte e turismo. Ele passará pelas cidades de São Paulo (15 a 23 de novembro), Porto Alegre (29 de outubro a 06 de novembro) e Rio de Janeiro (12 a 20 de novembro). Em cada uma delas deve ficar nove dias com intensas atividades. “Convidamos artistas brasileiros para visitar o país e mostrar a Itália em suas obras, que serão expostas na ocasião”, contou Salvatore Costanzo, diretor da Agência Nacional Italiana de Turismo (Enit), durante lançamento do programa em São Paulo (SP).
A Enit é responsável pela organização do evento no Brasil. O “Italia Comes to You” será gratuito e aberto ao público. Ele já passou por cidades da China e está em exibição na Rússia. O programa faz parte de uma série de esforços da Itália para promover o destino nos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) que estão em constante desenvolvimento e são potenciais emissores de turistas, já que representam 42% da população mundial e no ano passado o fluxo turístico de seus habitantes na Itália gerou 1,6 bilhões de euros.
Só o Brasil envia cerca de 600 mil turistas por ano para a Itália. Costanzo acredita que em 2011 esse número terá aumento de 20%. Para continuar atraindo brasileiros e pessoas de outros países do BRIC, o  investimento no “Italia Comes to You” é de R$ 15 milhões. O evento será realizado em uma tenda de 1000 metros quadrados. Em São Paulo, o local escolhido foi o Parque do Ibirapuera. Em Porto Alegre será no Parque da Redenção e no Rio de Janeiro, no Aterro do Flamengo.
Além de mostrar ao público a cultura e o turismo italiano, o evento também irá proporcionar que negócios sejam feitos, já que empresas de turismo estarão presentes. Haverá encontros institucionais entre autoridades italianas e locais, além de reuniões de negócios entre agentes de viagem, operadoras e demais empresários do setor.

Atrações para o público geral

Exposição cultural
De acordo com Costanzo, um dos pilares do projeto será a exposição “A Itália vista pelos artistas estrangeiros”, corredor de arte que mostrará obras produzidas por dez artistas brasileiros contemporâneos. Divididos em dois grupos, André Filur, Antônio Peticov, Caciporé Torres
Claudio Tozzi, Franco Cava. Hô Monteiro, Rodrigo Erib, Ziraldo e Zélio Alves Pinto viajaram pela costa dos mares Tirrenico e Adriático, onde puderam encontrar elementos que definiriam o formato de seus trabalhos quando chegassem ao Brasil.

Cupido
Ainda na parte artística da mostra, será exposta ao público pela primeira vez no Brasil, uma escultura em bronze produzida no início do século XIV pelo artista Guiglelmo della Porta e que representa o “Cupido”, vinda do Palácio Real de Capodimonte, em Nápoli. Ao mesmo tempo, o famoso artista moderno italiano Roberto Bertazzon exporá sua obra intitulada “Alberi in via di estinzione” (Árvores em via de extinção), produzida em vidro de Murano.

Passeio ciclístico
Um dos grandes destaques do segundo dia do “Italia Comes to You” será o passeio de bicicleta “Dal Brasile all’Italia in bicicletta”. O percurso, com largada prevista para às 09h00, no Parque do Povo (Chácara Itaim), terminará no parque do Ibirapuera, na tenda montada para o evento. Às 15h00, no mesmo local, haverá a apresentação de um técnico italiano, especialista em circuitos cicloturísticos na Itália.
Sete empresas italianas participarão do passeio, como a Branchi, uma das mais tradicionais daquele país. Os participantes deverão levar suas bicicletas e ganharão um kit contendo camiseta, boné, mochila e pulseira. Após o passeio, serão sorteadas três bicicletas.

Turismo de luxo
No quarto dia, o destaque será a presença de um técnico de ski e golfe que fará palestras ao público sobre essas atividades esportivas na Itália, e que também poderá interagir com simuladores de golf 3D – na verdade, um sofisticado sistema de simulação totalmente modular que inclui uma base de sensores de alta qualidade contendo de 93 a 755 sensores ópticos em dois tapetes de grama artificial.

Turismo Cultural
Já no quinto dia, a programação será dedicada ao turismo cultural e a apresentação da cidade da arte – uma nomenclatura dada às cidades italianas ricas em patrimônios artísticos. “O público poderá conhecer de perto, por meio de apresentações em um telão, vários aspectos culturais e históricos da Itália”, destaca Salvatore Costanzo.
Haverá, ainda, nesse dia apresentações de eventos culturais na Itália em 2012 e a história da moda italiana contada por desfiles com modelos de escolas de moda italianas.

Turismo Enogastronômico
No sexto dia será mostrado ao público todo o complexo que envolve a fina arte da mesa italiana. Sete regiões da Itália já anunciaram que desejam participar do evento e mostrar a comida típica de cada um desses locais. A presença de um nutricionista da empresa Barilla, que fará palestra sobre turismo enogastronômico, também está na pauta de atividades.

Film Commission
O sétimo dia do evento está reservado à apresentação da film commission, empresa que possibilita o trabalho de filmagem de produções estrangeiras na Itália. “Será um encontro fechado entre produtores brasileiros e profissionais italianos”, explica Costanzo. O evento contará ainda com a presença de Lamberto Mancini, presidente da antológica Cinecitta Studios.

Turismo acessível
Na parte da manhã, do penúltimo dia, acontecerá o encontro com as associações italianas e brasileiras que desenvolvem projetos para pessoas com deficiência, além de uma apresentação sobre a Itália como destino acessível. Para isso, a “Italia Comes to You” trará especialmente para o evento Roberto Vitali, que compõe a Comissão do Departamento de Turismo da Itália para Promoção do Turismo Acessível, e contará como a Itália conseguiu ser um modelo para o turista com deficiência. “Em termos de intercâmbio de informações, será uma presença essencial para que possamos sensibilizar as autoridades brasileiras sobre o assunto”, avalia Costanzo.

Cruzeiros e Companhias. Aéreas e cerimônia de encerramento
O destaque do último dia do evento será a apresentação de companhias marítimas e aéreas que mostrarão ao público as facilidades nas viagens utilizando esses meios de transporte. Haverá ainda o sorteio de passagens para a Itália.

Serviço
“Italia Comes to You – A Excelência em Turismo, Arte e Made in Italy”
•         São Paulo – 15 a 23 de outubro – Parque do Ibirapuera
•         Porto Alegre – 29 de outubro a 06 de novembro – Parque da Redenção
•         Rio de Janeiro – 12 a 20 de novembro – Aterro do Flamengo
Site: www.italiacomestoyou.com

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários