Os brasileiros que desejam estudar no exterior, aprender um idioma, fazer graduação ou pós no exterior agora podem efetuar sem custos as transferências de valores para pagamento de despesas escolares como taxas de inscrição e mensalidades. A facilidade, chamada ISPS (International Student Payment Service ou Serviço de Pagamentos Internacionais Estudantis), está sendo lançada no país pelo Taxback Group em parceria com o Itaú.
O estudante consegue mandar valores para instituições de ensino de praticamente qualquer lugar do mundo sem nenhum encargo e em até 48 horas. As taxas de câmbio também são mais vantajosas do que as praticadas no mercado. Para executar uma remessa, é necessário somente creditar uma conta específica junto ao Itaú. Esta é uma grande vantagem para quem contrata o curso por conta própria já que terá acesso direto ao serviço. Desde o ano passado algumas agências de intercâmbio têm empregado a ferramenta e a sua disseminação pode ainda baratear os pacotes oferecidos pelas empresas.
“Estamos satisfeitos e otimistas quanto a esta parceria do Itaú Unibanco com o ISPS, que é inovadora e possibilita aos estudantes rapidez e eficiência nos pagamentos de cursos no exterior”, afirma Andre Helmeister, diretor de instituições financeiras do Itaú BBA.
“Cresce a cada dia o número de estudantes brasileiros que busca aperfeiçoar a sua formação com uma experiência internacional; temos como objetivo simplificar ao máximo o trâmite para o seu ingresso em uma escola ou universidade estrangeira”, explica Olya Antonova, gerente sênior de marketing do Taxback Group. Os instrumentos atualmente existentes são pouco flexíveis. Uma transferência de recursos mais eficiente agiliza o processo de pedido de visto e de matrícula na instituição de ensino.