O hotel-boutique Juma Ópera, em Manaus, tem inauguração prevista para os próximos meses. Sendo assim, a propriedade definiu a chef que assinará seus cardápios. A profissional é Sofia Bendelak.
Pioneira na cozinha contemporânea amazônica, ela estará à frente das criações servidas no restaurante do empreendimento, que fica no centro histórico da cidade, em frente ao Teatro Amazonas. A cozinha proposta por ela combina pratos contemporâneos carregados de matizes e sabores amazonenses.
Sofia é responsável pela criação do Bistrô Ananã, pioneiro dessa vertente culinária em Manaus e que obteve dois importantes prêmios: melhor restaurante de comida variada da cidade em 2009 segundo a revista Veja Manaus e melhor restaurante da região Norte de acordo com o Guia 4 Rodas, também em 2009.
Credenciada pelos prêmios e por receitas como quibe de caranguejo, purê de cará roxo e o tambaqui com chutney de páprica e canela, a chef dividiu seus conhecimentos como professora do primeiro curso de gastronomia da Universidade Nilton Lins.
Com a mesma ousadia empregada em sua cozinha, Sofia Bendelak também atuou no Rio de Janeiro, como membro do Buffet Claudia Vasconcellos, onde foi diretamente responsável pela alimentação de toda a equipe olímpica da Austrália, durante os Jogos de 2016.
Nos últimos anos, antes de retornar a Manaus e elaborar os cardápios do Juma Ópera, Sofia prestou consultoria e reformulou os menus do Hotel Ipanema Tower e das pousadas Vila Kalango e Rancho do Peixe, ambas em Jericoacoara, no Ceará. Ela também esteve à frente da criação da marca As Bentas, delivery de comida balanceada e nutritiva destinada a executivos.
Perto de completar 20 anos de jornada desde que concluiu sua formação de chef profissional pelo Senac, Sofia Bendelak retoma a consagrada exploração dos produtos amazônicos em harmonia com técnicas e segredos da cozinha de vanguarda. União que encontrará no Hotel Juma Ópera o cenário ideal.
Tags: Juma òpera , Manaus , hotel em Manais ,