- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Latam passa a aceitar compartilhamento da localização de bagagens com AirTag

A Latam começou a aceitar o compartilhamento da localização de bagagens com AirTag e outros acessórios da rede “Buscar” (Find My), da Apple. A função permite que os passageiros compartilhem a localização de suas malas diretamente com a companhia aérea, por meio do aplicativo “Buscar” em dispositivos Apple.

A funcionalidade pode ser usada em caso de atraso na entrega da bagagem. O passageiro gera um link no aplicativo “Buscar”, disponível em iPhone, iPad ou Mac, e insere esse link no formulário de registro de bagagem atrasada, acessado pelo site de autoatendimento da SITA. Com isso, a companhia pode localizar e recuperar a mala com mais agilidade.

De acordo com a Latan, o grupo transporta mais de 40 milhões de volumes de bagagem por ano e os índices de extravio são cerca de 50% menores do que a média global. A nova funcionalidade amplia os recursos para rastreamento de malas e permite que o cliente acompanhe a localização em tempo real.

O sistema se baseia na rede de dispositivos da Apple, que utiliza tecnologia Bluetooth para detectar itens próximos e informar sua localização aproximada ao proprietário. O compartilhamento de dados é criptografado de ponta a ponta e se encerra automaticamente após sete dias ou quando o passageiro interrompe manualmente.

Segundo a SITA, empresa responsável por soluções tecnológicas para companhias aéreas, a taxa de extravio de bagagens na América Latina e Caribe caiu quase 15% em 2024 com a adoção de sistemas de rastreamento digital. A Latam é a primeira companhia aérea da região a integrar oficialmente a funcionalidade de compartilhamento da localização com a rede da Apple.

Para usar a função, o dispositivo Apple deve estar atualizado com iOS 18.2, iPadOS 18.2 ou macOS 15.2, ou versões posteriores.