Ir a Monte Verde, uma das mais belas regiões serranas do país, é sempre um excelente programa, seja para apreciar a natureza exuberante, para se aventurar em esportes radicais ou simplesmente descansar ou namorar. Até 21 de maio, ir a Monte Verde será também uma excelente culinária. É que pelo segundo ano, a AHPMV – Associação de Hoteis e Pousadas de Monte Verde promove o Festival Gastronômico (www.festivalmonteverde.com.br), Pinhão – O Sabor da Montanha, com a participação de oito bares e restaurantes que criaram pratos especiais à base de pinhão. Os pratos que fazem parte do Festival gastronômico são servidos no almoço e jantar pelo preço único de R$ 36 por pessoa. Vários hotéis e pousadas entraram no clima e também oferecem receitas especiais com a iguaria no café da manhã.
Além das delícias servidas nos bares e restaurantes (vide box ao lado), os turistas poderão saborear também a “Sapecada”, em que o pinhão é preparado de forma tradicional, assado em uma fogueira de folhas secas da Araucária, armada aos sábados, a partir das 18h00 na avenida Monte Verde, esquina com a rua Rolinha. O espetáculo é embalado por moda de viola e rodadas de vinho quente e quentão e, quando as chamas se apagam, é só se servir do pinhão.
“A gastronomia é um grande atrativo da nossa vila. Temos desde a típica cozinha mineira até o autêntico schlachplatte alemão e a sofisticada foundue”, lembra Marcos Paulo de Souza, gerente da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV).
O II Festival Gastronômico de Monte Verde é promovido e conta com apoio
da Secretaria Municipal de Turismo de Camanducaia, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Pousada Águia Dourada, Pousada Mirante da Colyna, Hotel Meissner Hof, Kuriuwa Hotel, Pousada Amoré Mio, Pousada Cerejeiras, Hotel Fazenda Itapuã, Galeria Paula Unger, Mistral Verde e ChoKoMel.
Serviço
II Festival Gastronômico de Monte Verde
Quando: de 23 de abril a 21 de maio
Hora: Almoço e Jantar nos estabelecimentos participantes
Preços: R$ 36 por prato do circuito (porção individual)