- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Com Minas Gerais na onda roxa, Monte Verde paralisa turismo e comércio

O Governo de Minas Gerais anunciou a onda roxa para o Estado, fase mais restritiva ao combate da covid-19. Com isso, o distrito de Monte Verde, que faz parte da cidade de Camanducaia, fecha para o comércio e turismo a partir de amanhã (17/03).

As medidas mais restritivas no Estado têm duração prevista de 15 dias e incluem a paralisação do turismo e do comércio neste período. Para restringir a circulação de pessoas, haverá barreiras em Camanducaia e no distrito, que também contarão com fiscalização rigorosa pelas Polícias Militar e Civil, bem como pela Vigilância Sanitária.

As novas regras, que incluem o funcionamento de restaurantes apenas para entrega e toque de recolher das 20h00 às 05h00, serão publicadas no Diário Oficial da Prefeitura de Camanducaia ainda nesta terça-feira (16/03). Desde o dia 08 de fevereiro, hotéis e pousadas de Monte Verde funcionavam com 60% da capacidade, com liberação das áreas de lazer, toque de recolher fixado das 23h00 às 06h00, multa de R$ 50 para quem não usasse máscara de proteção facial e multa de R$ 1.000 a pessoas confirmadas com covid-19, ou com suspeita, que não cumprissem o isolamento social.

De acordo com Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), a cidade tem respeitado as orientações das autoridades de saúde desde o início da pandemia, tendo, inclusive, sido reconhecida como exemplo nacional de retomada segura do turismo.

“Este é um momento em que a saúde pede que tenhamos paciência. Chegamos no limite do caos, nosso município é pequeno, não temos rede hospitalar. Portanto, é um momento de as pessoas tentarem fazer a parte delas, pois só assim vamos conseguir reabrir. O turismo continua não sendo o vilão e tem sido prejudicado, mas, a regra é para todos e não podemos querer ser exceção”, afirmou. Rebecca ressaltou, ainda, um pedido aos visitantes: “Não cancelem suas diárias, apenas remarquem. Logo poderemos reabrir nossos hotéis e pousadas em segurança”.