- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Munique: saiba quais são as atrações imperdíveis da cidade

Capital do Estado da Baviera, Munique é uma cidade vibrante, cheia de atrações e festivais e até romântica. A boa notícia é que vai ficar ainda mais fácil chegar ao destino partindo do Brasil a partir de dezembro deste ano.

A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou que irá retomar seus voos diretos de São Paulo para Munique a partir de 02 de dezembro. A empresa fez a rota até 2016, quando cancelou o serviço.

O retorno do voo da Lufthansa entre São Paulo e Munique terá três freqüências por semana. A rota será feita com aviões Airbus A350-900, com capacidade para 293 passageiros, sendo 48 na Business Class, 21 na Premium Economy e 224 na Economy Class.

Agora que você já descobriu que em breve será bem mais fácil chegar à Munique saindo do Brasil, só falta saber tudo que você não pode deixar de ver e fazer na cidade, não é mesmo? Apesar de toda a fama do destino pela Oktoberfest, há muito mais para ser visto e vivido por lá. Siga esse texto até o final e prepare seu roteiro e malas (se for com o voo da Lufthansa, uma de dez quilos na cabine e outra de 23 quilos para despachar).

Atrações imperdíveis de Munique

Marienplatz com edifício histórico da prefeitura – Crédito: Divulgação

01- Claro, a Marienplatz

Dentre as tantas praças de Munique, em uma delas você não pode deixar de passar: Marienplatz. Ela tem sido o centro da cidade desde a fundação, em 1158.
Uma vez no local, você logo vai notar um prédio lindo em estilo neo-gótico, é o histórico edifício da prefeitura. Vários festivais da animada Munique acontecem nesta praça e também abriga um mercado de Natal que começa sempre no fim de novembro.
Siga por lá até outra praça, a Karlsplatz, também conhecida como Stachus. No verão, aproveite das diversas fontes e, no inverno, para patinar no gelo. Dentre os dois pontos, não deixe de curtir a avenida com um calçadão e restaurantes.

02 – Viktualienmarkt: um mercado local não pode faltar

Para sentir todos os cheiros e sabores típicos de Munique, aproveite sua ida à praça Marienplatz e passe um tempo no Viktualienmarkt. O grande mercado municipal ao ar livre de Munique fica pertinho da praça mais famosa.
Há várias barracas de artesanato, comidas e bebidas típicas de Munique no Viktualienmarkt. Porém, o interessante mesmo é ir para o local com fome. Por lá, existem restaurantes com comidas típicas da Baviera, como a weisswurst, salsicha branca tradicional de Munique, à base de carne de vitela e especiarias. E, claro, peça uma cerveja para acompanhar.

O Viktualienmarkt é o mercado municipal ao ar livre – Crédito: Katy Spichal

03 – Englischer Garten com Biergarten

Em Munique existem muitos parques e os famosos “biergantens”, que são conhecidos como os “jardins da cerveja”. E, para conhecer duas coisas bem emblemáticas da cidade, vá ao parque Englischer Garten e visite o seu biergaten.
O biergarten do parque é um dos maiores de Munique com 7.000 lugares. Ele funciona do início da primavera até o outono. Com grandes mesas comunitárias, a cerveja deve ser comprada no local por lei. Dá para levar umas comidinhas e fazer um piquenique.Também há opções como água, refrigerante e sucos para aquisição no local.

Englischer Garten – Crédito: Jörg Lutz

O Englischer Garten, criado em 1789, é um dos maiores parques urbanos do mundo, cheio de bosques e lagos. Quer andar de bike ou correr? Aproveite os 78 quilômetros de pistas. No lago Kleinhesseloher dá para passear de pedalinho ou de barco, só escolher.
Talvez você já tenha ouvido falar que dá para surfar em Munique. Mas como isso acontece se Munique não é banhada pelo mar? Bom, é lá no Englischer Garten em um determinado trecho do rio Eisbach com ondas artificiais. Fique à vontade para testar se o surfe é de verdade mesmo nas épocas mais quentes do ano.
Surfar é muito para você? No Englischer Garten também dá para andar a cavalo ou em charretes, como no passado. Não quer ir ao biergarten ou está muito frio? Não se preocupe, o parque tem seus bons restaurantes.

Quer surfar em Munique? Vá ao Englischer Garten – Crédito: Dieter Verstl

04 – Olympiapark – Parque Olímpico

O Parque Olímpico de Munique foi construído em 1972 para as Olimpíadas. Além de ser palco para eventos esportivos, ele é um grande atrativo na cidade abrigando parque, pistas de ciclismo e restaurantes.
O Olympiapark também é imperdível por sua torre de 290 metros de altura que permite uma vista linda de Munique. Do parque também há uma passarela que leva a outro grande atrativo: o Mundo BMW. Trata-se de um conjunto de edifícios com o Museu da BMW e um enorme showroom com os últimos modelos de carros e motos da marca.
Site: www.olympiapark.de/en/olympiapark-munich/

O Olympiapark, dentre outras atrações, tem torre de 290 metros de altura que permite uma linda vista da cidade – Crédito: Divulgação

05 – Ciência e tecnologia no Deutsches Museum

Museu é algo que não falta em Munique. Porém, um dos destaques é o Deutsches Museum (Museu Alemão). Dedicado à ciência e à tecnologia, ele é um dos mais importantes do mundo desse setor.
O Deutsches Museum é extremamente interativo, por isso, diverte pessoas de todas as idades, inclusive, crianças. Como as interações levam tempo, separe um dia todo. Também não deixe de visitar o planetário do museu, é incrível.
Dentre as mais de cem mil peças expostas no museu, estão algumas que não pode deixar de ser vistas, como a primeira aeronave motorizada feita pelos irmãos Wright, o submarino U1 (que serviu durante a Primeira Guerra Mundial) e o primeiro automóvel de Karl Benz.
Site: www.deutsches-museum.de/

O Deutsches Museum abriga raridades como o primeiro carro de Karl Benz – Crédito: Divulgação

06 – Os festivais de Munique

Em qualquer época do ano que você visite, provavelmente, algum festival estará acontecendo. Lugares mencionados no texto, como a Marienplatz, Englischer Garten ou o Olympiapark, costumam ser palcos de alguns deles.
O mais conhecido, é claro, é a Oktoberfest – que em 2019 acontece de 21 de setembro a 06 de outubro. Aliás, a Lufthansa veste toda a tripulação com roupas típicas da Bavária e coloca barris de chope nos aviões que saem da cidade. Ou seja, em 2020 é bem provável que os voos da companhia para o Brasil na época da festa sejam bem animados.
Alguns dos festivais mais famosos de Munique são:
• O Carnaval de Munique, chamado “Fasching”. Tem apresentações de danças, desfiles e bailes. com desfiles, apresentações de dança e muitos bailes.
• O Festival da Primavera acontece entre abril e maio no mesmo local da Oktoberfest, a Theresienwiese, e é conhecida como uma irmã caçula da festa mais famosa.
• “Auer Dult” são feiras populares com gastronomia, artesanato e brinquedos típicos. Tem três edições anuais, uma em cada estação, exceto no inverno. A duração de cada uma delas é de nove dias.
• A Festa de Fundação da Cidade de Munique, quem em 2019 acontece nos dias 15 e 16 de junho, tem várias atrações e ocupa todo o centro, que fica fechado para o tráfego.
• com várias atrações, ocupa todo o centro da cidade, que fica fechado ao tráfego, durante um fim de semana em junho.
• O Festival Tollwood acontece duas vezes ao ano. No verão, é no Parque Olímpico, e, no inverno, na Theresienwiese e só termina no ano novo.
• Christopher Street Day é a semana de eventos LGBT de Munique com parada gay. Em 2019, os dias mais agitados serão 13 e 14 de julho.
• Impark Sommerfestival é um festival de verão bem animado que também acontece no Parque Olímpico sempre no mês de agosto.
Para ver a lista completa de eventos da cidade, acesse o site oficial de Munique: www.muenchen.de/int/en/events.html

Para comemorar a Oktoberfest, A Lufthansa tem ações especiais em alguns voos saindo de Munique – Crédito: Divulgação

Resolva tudo com o Viajar é Simples

E já que vai para Europa, lembre-se que vários países, inclusive a Alemanha exigem o seguro viagem. É só clicar aqui e comprar com o parceiro do Viajar é Simples, a Affinity Seguro. O site ganha uma pequena comissão, não tem acesso aos seus dados e você contribui para que conteúdos como esse que te ajudou continuem a ser produzidos.

Não vá ficar desconectado durante a viagem e deixar de postar fotos maravilhosas. Com o chip de dados Flexiroam você vai para mais de 140 países e não fica sem dados. Quer notícia melhor? Leitor tem desconto de 15% com o código VIAJAR15. Clique aqui para saber tudo sobre o chip.

Falta o hotel? Reserve aqui na Booking, veja as melhores opções para a data de sua viagem com os preços mais baixos do mercado.
Ainda tem dúvidas sobre o destino? Deixe-as nos comentários e a equipe do Viajar é Simples te responde o mais rápido possível.