Não é um sonho, é Bonaire!

por: Sylvia Barreto
1 de janeiro 2016

No Caribe holandês, bem ao sul, fica a ilha de Bonaire. Ela divide a mesma região com Aruba e Curaçao. A apenas 96 quilômetros da costa da Venezuela, ela é o paraíso dos mergulhadores avançados e amadores. Mesmo que as vizinhas caribenhas tenham características semelhantes, Bonaire é a melhor entre elas já que toda sua costa é um Parque Marinho que abriga lindas paisagens naturais, com águas cristalinas azul turquesa e temperatura média de 27ºC durante todo o ano.

As águas límpidas de Bonaire oferecem uma colorida e abundante fauna marinha, recifes de corais entre os mais belos do planeta e 86 pontos de mergulho identificados por pedras amarelas, 60 deles acessíveis diretos da praia, ou seja, o que facilita muito a prática do esporte. Assim é Bonaire, ideal para você que quer praias paradisíacas, sombra e água fresca.

Mas ainda tem outras atrações, nem só belas praias e mergulhos compõem o destino. Bonaire é exemplo a nível mundial de turismo e desenvolvimento sustentável, em harmonia com o ambiente. O Parque Nacional Washington Slagbaai é uma de suas conquistas, ali andam os flamingos, aves que são o símbolo da ilha. Além disso, você tem todas as atividades de ecoaventura para diversão de toda a família como snorkeling, windsurf, kitesurf, caiaque, assim como a observação dos pássaros, rapel, passeios por cavernas e mountain bike, entre outros.

Se os brasileiros, talvez por falta de voos diretos ou de divulgação mais forte no Brasil, não costumavam visitar tanto Bonaire como as vizinhas Aruba e Curaçao, essa cena começa a mudar. O navio Monarch, da Pullmantur, incluiu o cobiçado destino de mergulho em seu roteiro de Caribe Sul há pouco tempo.  Bonaire passou a ser uma das paradas desse cruzeiro que conquista centenas de brasileiros a cada ano e começa a ver o número de turistas do nosso país crescer.

E, se os brasileiros começam a descobrir Bonaire, é bom ficarem atentos, pois dizem que uma vez na ilha, os turistas sempre retornam, daí o slogan: Uma vez Visitante, Amigos para Sempre. Então vamos descobrir como ficar um amigo íntimo de Bonaire?

Qual praia escolher?

Tarefa difícil elegir apenas algunas praias para visitar na ilha, ainda mais se o teu tempo for curto. Bonaire é uma ilha paradisíaca rodeada por um encantador parque marinho que tem um hábitat único no mundo. Suas praias de suaves areias brancas e corais multicores, em profundidades rasas, criam um lugar especial para o deleite de mergulhadores e turistas em geral.

Um tour pela ilha, de carro ou ônibus, te leva a praias e oferece cenários perfeitos para relaxar e tirar fotografias das belezas naturais. Você aprenderá com guias locais sobre a história, relatos, cultura, flora e fauna de Bonaire.

Os hotéis Harbour Village, Eden Beach e Divi Flamingo oferecem todos os serviços  para que os visitantes aproveitem ao máximo as praias e a um preço baixo (por serem praias privadas). Nas praias ‘No Name’ e ‘Te Amo’, existem lugares próximos para comer. Cai, Chachacha, Pink Beach,  são excelentes para snorkel, piqueniques e churrascos. Quer explorar a fauna marinha, os endereços certos são: 1000 Steps, Bachelor, Boka Slagbai, Benge, Frans, Funchu, Lechi, Seven Body Beach e Wayaka.

Sorobon Beach, ao sul da ilha, é um dos grandes tesouros: as águas calmas, rasas e ventos alísios constantes são a combinação ideal para windsurfistas e crianças. Se você gosta do Kitesurf, Atlantis é a praia perfeita para você sem dúvida alguma.

Boca Kokolishi, no Parque Nacional Washington Slagbaai, é um tesouro escondido, cheio de beleza e sedução. A praia Chikitu, onde é proibido banhistas, é uma linda baia com dunas de areias brancas, onde as tartarugas marinhas frequentam regularmente.

Mergulho: imperdível

Poucos lugares no mundo reúnem condições tão perfeitas para a prática do mergulho como em Bonaire. Suas águas quentes e cristalinas são de um azul encantador. A vida marinha está entre as mais exuberantes do planeta e os recifes de corais são protegidos pelo primeiro parque marinho do Caribe desde os anos 70.

Os inúmeros hotéis e resorts de Bonaire possuem estruturas, barcos e equipamentos impecáveis, além de oferecerem pacotes com mergulhos ilimitados de praia que incluem a locação de um carro, permitindo a liberdade de mergulhar a qualquer hora do dia ou da noite.  São mais de 60 pontos de mergulho ao redor da ilha, demarcados por pedras pintadas de amarelo na beira da estrada que circunda a ilha. Mais de outros 20 pontos de mergulho ficam na pequena ilha de Klein Bonaire, a poucos minutos de barco da ilha principal.

Os pontos próximos uns dos outros são bem parecidos, salvo algumas exceções, entretanto, os pontos de mergulho se tornam bem diferentes quando comparamos os do norte com os do sul e com os de Klein Bonaire. O relevo do fundo do mar acompanha o da superfície. O norte da ilha é montanhoso, como conseqüência, a plataforma submarina é curta e a poucos metros da costa já se encontram belos paredões forrados por esponjas e corais. Já o sul da ilha é uma planície, fazendo com que o fundo seja menos acidentado, sendo que em alguns pontos possuem duas linhas de corais paralelas à costa, formando um vale de areias brancas entre elas. Em Klein Bonaire, o paredão desce em degraus para profundidades abissais.

Além do mergulho tradicional, na ilha há a oportunidade de visitar um naufrágio. O popular naufrágio conhecido internacionalmente entre os mergulhadores recreativos é o Hilma Hooker, um dos pontos mais visitados em Bonaire. Foi criado após o barco ter afundado em 1984. O Hilma está intacto embaixo d’água, com seus compartimentos abertos, com acesso a sala de máquinas e a sua incrível hélice e timão quase apontando ao céu. É um belíssimo cenário para fotos. Uma boa dica é visitar o local bem cedo, antes das 10 da manhã ou por volta do meio dia. A profundidade média fica entre os 20 e 25 metros, onde é possível encontrar as melhores atrações. Para mergulhar, basta apresentar sua certificação de mergulho, pagar a taxa anual de US$ 25 do parque marinho, assistir a uma palestra e fazer um mergulho de orientação em sua operadora. Depois disso é só escolher o ponto de mergulho. Claro, se ainda não tem seu certificado de mergulho, pode fazer suas aulas e ter direito a ele em Bonaire mesmo e sair de lá pronto para mergulhar por todo o mundo.

Nem só de mergulho é feita Bonaire

Além do mergulho, Bonaire oferece diversas aventuras na superfície. Vento, água, areia, sol e muita adrenalina! Estes aspectos fazem de Bonaire também um destino de ecoaventura no Caribe. Veja uma listinha de como se aventurar por lá em meio à natureza.

Snorkel  
Não é necessário mergulhar para aproveitar a beleza debaixo das azuis águas cristalinas de Bonaire, a incrível visibilidade permite que você entre ao exuberante mundo submarino de recifes e fauna colorida. Os pontos de snorkeling também estão demarcados por pedras amarelas.

Windsurf  
Os campeões de Bonaire continuam sendo os números 1 nas competições mundiais. Sorobon, em Lac Bay, é um dos tesouros de Bonaire, onde a combinação de ventos contínuos, sol, águas quentes e rasas, a fazem o lugar ideal para principiantes de todas as idades e profissionais que praticam Windsurf.

Kitesurf
Aventure-se e pratique Kitesurf na costa de Atlantis, sobre a ponta sudoeste de Bonaire. Pipas de cores intensas sobem aos céus para navegar através do ar e desfrutar de outras sensações. Os ventos alísios caribenhos criam o ambiente perfeito para fazer Kitesurf nos 365 dias do ano.

Caiaque
Praticar caiaque em Bonaire é uma maneira muito agradável de explorar os manguezais Ramsar,  um pântano protegido por sua riqueza biológica e por ser refúgio de aves aquáticas migratórias.

Ciclismo  
A bicicleta é a maneira mais popular de viajar pela ilha, pelas mais de 300 quilômetros de trilhas bem cuidadas. Guie-se pelas pedras pintadas de azul que indicam o caminho de bicicleta. Os ciclistas podem explorar por sua conta, ou através de passeios guiados, o Parque Nacional de Slagbaai, Rincón e Kralendijk.

Cavernas

Descubra as cavernas. De tantas existentes, apenas três são abertas ao público, com assistência de guias certificados. Explore as antigas formações de estalactites e estalagmites e mergulhe nas pequenas aberturas de água nos mágicos ecosistemas que as cavernas abrigam em seu interior.

Escalada
Aos que buscam aventura, não podem viver sem a altidude e uma pitada de adrenalina, Bonaire oferece falésias e paredes de calcário perfeitas para escalar ou fazer rapel. Uma das montanhas mais fáceis é a Brandaris no Parque Washington Slagbaai. Suba ao topo e aproveite uma vista panorâmica de quase toda a ilha.

Serviço

Site oficial do destino: www.tourismbonaire.com
Idioma: oficial é o holandês, nacional o papiamento. Espanhol e inglês são amplamente falados

Fuso horário: – 02h00 em relação ao horário de Brasília durante horário de verão brasileiro e -03h00 quando não há horário de verão no Brasil

Moeda: dólar americano

Como chegar

O aeroporto do destino é o Flamingo International Airport. Infelizmente, não há voos diretos do Brasil para a ilha. De Manaus há voos da InselAir para Bonaire via Curaçao. De capitais como São Paulo Rio de Janeiro e Brasília o mais indicado é voar até Aruba, Curaçao ou Miami com diversas companhias aéreas que oferecem essas rotas e desses destinos seguirem para Bonaire com a InseAir. O site da companhia aérea é: www.fly-inselair.com/en/

Onde ficar

Casa-Calexico

Com jardins e piscina ao ar livre, a Casa-Calexico fica no centro de Kralendijk e a apenas dois minutos de caminhada da Chachacha Beach. Os quartos têm ar condicionado, varandas privadas com redes, área para refeições e uma pequena, mas bem equipada cozinha. A casa foi feita com madeira brasileira e tem estilo tropical. O Wi-Fi é grátis. Diárias a partir de US$ 99 por quarto para duas pessoas. É possível fazer pacotes de sete noites com mergulhos, equipamento, carro e transporte de chegada e saída ao aeroporto inclusos. Faça as reservas com antecedência, por ter poucos quartos, costuma ter grande ocupação.
Informações: casa-calexico.com

Summer Dreams Oceanclub

Completamente renovado em 2014, o hotel tem o estilo de fazenda espanhola com todo o luxo moderno, além da vista linda da praia. Situado em Belnem, fica a apenas cinco minutos do centro de Kralendijk. Oferece todas as refeições em seu restaurante e elas são cobradas separadamente. Diárias a partir de US$ 200 para casal.
Informações: www.summerdreams.nl

Operadoras de mergulho do local com suporte técnico

TDS (Technical Diving Service): www.technicaldivingservices.pro
The Fun Diver:  www.thefundiver.com/
Buddy Dive Resort: http://www.buddydive.com/

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários