Fernando de Noronha (PE) faz balanço da primeira semana de reabertura total da ilha

por: Redação
16 de outubro 2020

Na primeira semana da abertura total do turismo, Fernando de Noronha recebeu 1.044 pessoas na ilha, sendo 721 turistas e 323 moradores e trabalhadores. Os números foram registrados desde o último dia 10/10, quando passou a ser permitida a entrada para turistas que ainda não tiveram a covid-19.

Os visitantes puderam desfrutar de todas as praias e atrações da ilha, que estão totalmente liberadas. Com a obrigatoriedade da apresentação do resultado negativo para o coronavírus na entrada em Noronha, através do exame RT-PCR feito no dia anterior ao embarque ou no dia da viagem, o arquipélago segue controlando a pandemia de forma satisfatória.

Nesta primeira semana de abertura, das 1.044 pessoas que entraram, apenas duas, que chegaram sem o resultado do exame, testaram positivo para a doença e precisaram ficar em quarentena na ilha. O primeiro caso foi de um turista que desembarcou no sábado (10/10) com um exame realizado há um mês, e não 24h antes, como pede o protocolo. Ele foi isolado, testado e teve resultado positivo para o novo coronavírus.

O turista permanece em quarentena na pousada, pagando os custos do próprio bolso, até que um novo exame ateste a cura clínica. O segundo caso foi de um trabalhador de uma empresa da ilha, que desembarcou na quarta-feira (14/10). Mesmo cumprindo todos os protocolos, o resultado positivo saiu depois da chegada dele ao arquipélago. O trabalhador segue em isolamento, no alojamento da empresa.

Além do exame para a entrada, os turistas também realizam o mesmo exame na saída, para um monitoramento efetivo da disseminação do vírus, caso o resultado dê positivo. É mais um cuidado para evitar uma nova disseminação da doença no arquipélago. Noronha não tem transmissão comunitária desde maio.

 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários