- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Fernando de Noronha (PE) faz balanço da primeira semana de reabertura total da ilha

Na primeira semana da abertura total do turismo, Fernando de Noronha recebeu 1.044 pessoas na ilha, sendo 721 turistas e 323 moradores e trabalhadores. Os números foram registrados desde o último dia 10/10, quando passou a ser permitida a entrada para turistas que ainda não tiveram a covid-19.

Os visitantes puderam desfrutar de todas as praias e atrações da ilha, que estão totalmente liberadas. Com a obrigatoriedade da apresentação do resultado negativo para o coronavírus na entrada em Noronha, através do exame RT-PCR feito no dia anterior ao embarque ou no dia da viagem, o arquipélago segue controlando a pandemia de forma satisfatória.

Nesta primeira semana de abertura, das 1.044 pessoas que entraram, apenas duas, que chegaram sem o resultado do exame, testaram positivo para a doença e precisaram ficar em quarentena na ilha. O primeiro caso foi de um turista que desembarcou no sábado (10/10) com um exame realizado há um mês, e não 24h antes, como pede o protocolo. Ele foi isolado, testado e teve resultado positivo para o novo coronavírus.

O turista permanece em quarentena na pousada, pagando os custos do próprio bolso, até que um novo exame ateste a cura clínica. O segundo caso foi de um trabalhador de uma empresa da ilha, que desembarcou na quarta-feira (14/10). Mesmo cumprindo todos os protocolos, o resultado positivo saiu depois da chegada dele ao arquipélago. O trabalhador segue em isolamento, no alojamento da empresa.

Além do exame para a entrada, os turistas também realizam o mesmo exame na saída, para um monitoramento efetivo da disseminação do vírus, caso o resultado dê positivo. É mais um cuidado para evitar uma nova disseminação da doença no arquipélago. Noronha não tem transmissão comunitária desde maio.