A partir de hoje (14/10), moradores e turistas não precisam mais apresentar o cartão de vacina da covid para entrar em Fernando de Noronha (PE). Além disso, a testagem dos visitantes na saída de Noronha será reduzida. Em vez de 20% dos passageiros sorteados para o exame, agora serão testados 10%.
As medidas que foram publicadas no Diário Oficial do Estado, através da portaria 062/2022, fazem parte da sexta etapa de flexibilização do protocolo de reabertura do turismo no arquipélago. A portaria segue as orientações da Secretaria de Saúde de Pernambuco, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
A nova flexibilização acontece por conta dos avanços da vacinação no país e a redução dos números da doença. Quem for testado positivo durante os dias de estadia na ilha deverá realizar quarentena com os próprios recursos no arquipélago até a cura ou o fim do período de transmissão do vírus, conforme determinação das autoridades de saúde. Em Noronha, permanece obrigatório o uso de máscara cobrindo a boca e o nariz nos espaços destinados à prestação de serviços de saúde.
Fernando de Noronha tem 100% de sua população adulta vacinada com pelo menos duas doses. A Secretaria de Saúde do Estado e a Administração da ilha permanecem, no entanto, monitorando a imunidade dos moradores, agora com uma nova fase da pesquisa de Incidência e Prevalência da Covid-19. O objetivo é saber sobre a imunidade permanente das pessoas após as doses das vacinas. Cerca de 240 moradores estão participando do estudo.
Tags: Fernando de Noronha ,