Fernando de Noronha tem feito campanha de imunização em massa - Crédito: Divulgação

Fernando de Noronha (PE) atinge marca de 90% da população adulta imunizada

por: Redação
23 de agosto 2021

Após a segunda etapa da vacinação em massa, iniciada no dia 12 de agosto, Fernando de Noronha (PE) atingiu nesta segunda-feira (23/08), 90% da população adulta imunizada com as duas doses da vacina contra a covid-19. Agora, restam apenas os residentes vacinados com o imunizante da Pfizer, que tomam a segunda dose no mês de setembro, e pessoas que tomaram a primeira dose em um período posterior ao mutirão de vacinação realizado em junho.

“Atingir essa marca é motivo de muita alegria. Com a ilha totalmente imunizada, teremos mais segurança tanto para moradores quanto para os visitantes. Noronha passou por momentos muito difíceis desde o início da pandemia com o fechamento do turismo e das demais atividades econômicas. Graças ao empenho e esforço de todos atravessamos esse período de maiores restrições e hoje temos uma maior tranquilidade na flexibilização das atividades”, comemora Guilherme Rocha, administrador da ilha.

Com a quase totalidade dos moradores imunizados, diminui consideravelmente a possibilidade de transmissão viral no arquipélago. Porém, o administrador Guilherme Rocha também alerta que é necessário continuar com as medidas de proteção, porque a pandemia continua fazendo vítimas em todo país, principalmente com a chegada da variante Delta: “Não podemos nos descuidar. Precisamos continuar com a obrigatoriedade do uso de máscaras e coibindo qualquer tipo de aglomeração. É preciso que todos tenham essa consciência para que não tenhamos que retroceder”, diz Guilherme.

Noronha já deu início a uma nova etapa da vacinação, imunizando adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. A primeira dose já foi aplicada. Também está em curso o estudo que vai avaliar a imunidade da população.

A primeira etapa já foi realizada, com o exame sorológico para a busca de anticorpos neutralizantes em todos os moradores após a primeira dose da vacina. Aqueles que concordaram em entrar na pesquisa, vão participar da segunda etapa em setembro. “Essa segunda etapa da pesquisa é importante para que os moradores possam verificar como está a sua imunidade após a aplicação de duas doses do imunizante para a Covid-19. Esse acompanhamento, que terá ainda uma terceira etapa no início do ano que vem, será fundamental para definirmos se haverá ou não a necessidade de aplicação de uma dose de reforço ”, explica o superintendente em Saúde da ilha, Fernando Magalhães.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários