- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Noronha (PE) irá recuperar praça de São Miguel

Começa na próxima quinta-feira as obras de requalificação da praça São Miguel, também conhecida como Praça da Mãezinha, em Fernando de Noronha (PE). O projeto, aprovado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), inclui a recuperação do piso, pontos de iluminação pública de led, revitalização dos brinquedos e construção de uma estrutura para eventos no local onde antes havia um teatro.

A obra é uma parceria com o banco Santander, que tem uma agência localizada no sítio arqueológico da Vila dos Remédios, onde fica a praça. “A obra da praça foi uma contrapartida que solicitamos, pela autorização para a reforma nas instalações da agência. Será entregue à comunidade um equipamento totalmente recuperado, mais um espaço onde as famílias noronhenses poderão desfrutar de momentos de lazer”, explicou o administrador da ilha Guilherme Rocha.

No projeto de requalificação da praça, haverá ainda a definição de canteiros para a vegetação já existente e a pavimentação de passeios para pedestres. O memorial do antigo Teatro Aranha, será uma estrutura de pergolado coberta com bambu e vegetação.

A pavimentação será em sua maior parte em piso do tipo intertravado, que permite uma drenagem de até 40% das águas da chuva. Para melhorar a iluminação no local, serão instalados sete pontos de luz, com seis luminárias de led em cada um deles.

A reforma na agência bancária também terá foco na sustentabilidade. “O projeto aprovado pela Administração e pelo IPHAN inclui a captação de parte das águas de chuva que escorrem pelas vias e pelo telhado da agência. Essa água será captada e desviada para um reservatório com capacidade para 300 mil litros”, explica o diretor de infraestrutura da ilha, Artur Gusmão, que supervisiona as obras. A área pavimentada em frente a agência também será recuperada. O trabalho de requalificação da Praça São Miguel tem um prazo de três meses para ser concluído.