As aeronaves Boeing 777-300 e 777-200 da KLM tiveram a classe executiva renovada - Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Como é voar na nova classe executiva da KLM?

por: Sylvia Barreto
28 de fevereiro 2024

A classe executiva da KLM mudou em 2023, foi renovada. Chamada de World Business Class, a versão antiga foi dando espaço à nova gradualmente em todas as aeronaves Boeing 777-300 e 777-200. Na rota entre São Paulo e Amsterdã estreou em outubro de 2023.

O Viajar é Simples foi conhecer a nova executiva da KLM em janeiro de 2024 em duas pessoas. Eu, que escrevo aqui, tenho 1,70m e 138cm de quadril. Rodrigo, que me acompanhou, tem 1.86m e 145cm de quadril.

Poltrona da nova World Bussiness Class da KLM – Crédito: Sylvia Barreto

As poltronas são espaçosas e todas têm acesso ao corredor – Crédito: Sylvia Barreto

A principal mudança da executiva da KLM

Dentre todas as mudanças, a principal, para mim, é a da privacidade. Agora, as poltronas têm portas deslizantes e o passageiro pode ficar com os dois lados fechados se quiser.

Tudo começa na disposição dos assentos, atualmente, estão dispostos assim: 1 assento na janela, 2 no meio e 1 um na janela, ou seja, 1-2-1. Todos os passageiros têm acesso ao corredor, antes não era assim, o que também é um ponto positivo para mudança.

Quem está na janela vai ter uma porta deslizante para o corredor. Quem está nos dois assentos lado a lado tem uma pequena porta deslizando entre os assentos também e outra para o corredor.

Disposição dos assentos: 1-2-1 – Crédito: Sylvia Barreto

Existe uma porta deslizante entre as poltronas do centro e de todas para o corredor

Por exemplo, viajei com Rodrigo ao meu lado nesses dois assentos juntos. Eu podia deixar essa porta aberta quando queria conversar com ele e fechar se quisesse mais privacidade. Para passageiros que não se conhecem, basta deixar essa portinha fechada o tempo todo.

Nécessaire da executiva da KLM – Crédito: Sylvia Barreto

O conforto na nova executiva da KLM

Você já voou em uma poltrona de avião que faz massagem? Pois um dos botões de cada assento da nova World Business Class da KLM permite uma leve massagem no passageiro.

Por falar em botões, com eles, dá para reclinar completamente a poltrona, que vira cama, ou apenas mexer na parte das pernas, assim, o passageiro pode ficar sentado, mas com as pernas esticadas ou semiflexionadas e, ainda, recebendo uma massagem da poltrona. O que mais podemos querer?

Botões para massagem e movimentação da poltrona – Crédito: Sylvia Barreto

Bem, eu sempre quero espumante e bastante água ao longo dos voos e, claro, esses itens também são oferecidos em abundância na executiva da KLM. Há um extenso cardápio de bebidas alcoólicas e um menu especial dos vinhos que estão sendo servidos em cada voo. Rodrigo e eu gostamos de todos que provamos, o preferido foi o ILauri Pinciaie – Montepulciano d´Abruzzo Reserva DOC 2018. Se estiver disponível no seu voo, prove.

Dormi muito bem na ida, voo noturno, e um pouco menos na volta porque era um voo diurno. Me senti bem confortável na poltrona, que tem uma largura ótima para meu corpo. Na nova executiva da KLM também oferecem uma manta dupla face e um travesseiro.

No nécessaire, protetores auriculares, máscara para dormir e meias complementavam o conforto. Além disso, também havia alguns cosméticos das Rituals, como creme para mãos e protetor labial, além de pasta e escova de dentes.

Poltronas reclinam completamente e viram cama – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Para maior comodidade dos hóspedes, tem um pequeno armário com espelho. Nele, dá para guardar os pertences pessoais para que eles não fiquem caindo durante o voo. Ao lado dele, uma pequena luz individual.

No voo de ida, tanto Rodrigo como eu precisamos de extensor de cinto. Os comissários providenciaram. Se precisar, é só pedir para um deles. E, como na executiva da KLM (e em outras) o cinto é mais complexo do que na econômica, se for necessário, peça ajuda para entender como encaixa o extensor.
Em ambos os voos, fechei as duas portinhas deslizantes, reclinei totalmente o assento, coloquei os protetores auriculares e máscaras e, pronto, na ida, acordei quase em Amsterdã, mas, claro, antes do café da manhã.

Amenities do banheiro da executiva da KLM – Crédito: Sylvia Barreto

Banheiro da executiva – Crédito: Sylvia Barreto

Precisa ir ao banheiro? Há dois exclusivos para os hóspedes da executiva da KLM. Eles são decorados com as casinhas típicas da on-line em azul, cor da companhia, e os produtos, como hidratante e sabonete, são da Rituals. Em relação ao tamanho, sendo eu uma mulher gorda, achei ok, não fiquei apertada (pelo menos, no contexto banheiro de avião).

Armário para pertences e carregador de celular por indução – Crédito: Sylvia Barreto

Rodrigo com 1,86m e bem confortável – Crédito; Sylvia Barreto

Serviço de bordo

Mencionei um pouco do serviço de bordo quando comentei sobre as bebidas, mas, vamos voltar aqui ao início do voo. Mesmo antes da decolagem, os comissários da executiva da KLM oferecem água, suco, refrigerante ou espumante.

Nos voos que saem de São Paulo, o cardápio é assinado pelo chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó. O menu tem ciclos de três meses e vai mudando, por isso, os pratos mencionados aqui não serão os mesmos do seu voo porque a companhia ia trocar em fevereiro. Ainda com a assinatura de Rodrigo, mas outras opções.

Parte da refeição em voo entre Amsterdã e São Paulo – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

No voo entre São Paulo e Amsterdã o cardápio muda a cada três meses, sempre assinado pelo chef Rodrigo Oliveira – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Antes da refeição em si, sempre tem um petisco com bebidas na executiva da KLM, como mix de castanhas e nozes. Também oferecem toalhinha quente para higienização das mãos.

De entrada, pedi sopa cremosa de aipo e rabanete, havia uma salada acompanhando qualquer escolha. Para prato principal escolhi o bife de cupim em molho de cerveja escura servido com mil folhas de batata doce. Para sobremesa podia ser tábua de queijos ou três pequenos doces servidos juntos: mousse de chocolate, brigadeiro branco com cachaça e tartelete de maracujá.

Café da manhã na executiva – crédito: Rodrigo Barrionuevo

Refeição do voo Amsterdã-Guarulhos – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Opção de prato principal assinado pelo chef Rodrigo Oliveira – Crédito: Sylvia Barreto

Rodrigo pediu de entrada mandioca com maionese de pirarucu, servida com purê de pastinaca brasileira, pimenta biquinho, feijão verde e azeite de coentro. Para prato principal a opção dele foi nhoque de mandioca com cogumelos e queijo cremoso ao molho de tucupi e queijo tulha, servido com aspargos, espinafre e avelãs assadas.

Ambos adoramos as refeições. Somos frequentadores do Mocotó e é possível identificar a assinatura do chef. Além disso, mesmo sendo uma comida servida no avião, ela não perde em sabor para a preparada em restaurantes e servida na hora.

Depois que a refeição é recolhida, ainda servem casinhas no estilo das holandesas, mas de chocolate ao leite, branco e meio amargo. Todas são deliciosas.
No voo de volta, Amsterdã-São Paulo, o cardápio era assinado por um casal de chefs holandeses: Jonnie e Thérèse Boer do restaurante De Librije. Os ingredientes são holandeses, assim como os pratos.

No voo saindo de Amsterdã para São Paulo são servidos almoço completo e jantar leve – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Como o voo entre Amsterdã e São Paulo é diurno, é servido almoço na executiva da KLM ao invés de jantar. De entrada fui de sopa de tomate caseira e havia uma salada com folhas, nozes e queijo. Para prato principal: frango com pudim de aspargos verdes e lentilha ao curry vermelho. Para sobremesa, peguei uma tábua de queijos.

Casinhas de chocolates variados servidas após as refeições – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Rodrigo fez todas as escolhas diferentes das minhas: para entrada optou por rolinhos de salmão defumado; para prato principal escolheu o ravióli de Portobello acompanhado de alcachofra grelhada e pérolas de muçarela; a sobremesa era caramelo Bavarois em um biscoito de amêndoas coberto com compota de baunilha, canela e maçã, bem tradicional da Holanda.

No voo São Paulo-Amsterdã, é servido café da manhã por conta do horário. Todos recebem pães quentes, croissant e geleia. Para beber, opções de champanhe, suco de laranja de laranja fresco, sucos de caixinha, café, chá e refrigerante. Para completar, salada de frutas e salmão defumado com queijo cremoso, rabanete em conserva e salada de funcho.

Os passageiros da executiva da KLM ainda podem escolher um complemento dentre as três opções: iogurte cremoso e granola, muffin de ovo com muçarela, tomate e manjericão ou bolo cremoso de fubá com calda de goiaba.Escolhi o muffin de ovo e Rodrigo optou pelo bolo de fubá. Nós dois gostamos das nossas opções.

 

Stropwafle disponível entre as refeições – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Na volta, como o voo chega em São Paulo no começo da noite, é servido um jantar leve. Para entrada havia duas opções: legumes com curry vermelho ou frango com purê de batatas e couve-flor. Para prato principal era uma salada de camarão com feijão verde e chips de banana. Para sobremesa, um tipo de bolo de chocolate.

Entre as refeições, em todos os voos, fica uma seleção de alimentos na executiva da KLM que podem variar. Mas, no geral, há chocolates, sanduíches frios e stroopwafle.

O serviço de bordo é impecável, como deve ser da classe executiva. Como amo a comida brasileira, pelo menos na minha experiência, preferi os pratos do voo de São Paulo para Amsterdã com cardápio assinado pelo chef Rodrigo Oliveira.

Também tem sorvete de stropwafle: maravilhoso – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Entretenimento e WI-FI na nova classe executiva da KLM

Cada assento da nova executiva da KLM tem tela de 18 polegadas e um controle remoto com tela também. Ou seja, se quiser brincar com um jogo, por exemplo, pode fazer na tela do controle, sem precisar da principal.

São dezenas de filmes, séries, jogos e músicas para passar o tempo enquanto voa e boa parte tem opção em português. Para completar a experiência, o fone de ouvido é bem confortável, do tipo que cobre as olheiras por inteiro e bloqueia o som externo.

Clientes da executiva da KLM também têm acesso ao Wi-Fi para envio de mensagens. Testei: basta fazer um cadastro e o site vai te levando para as opções até o serviço ser habilitado. Conseguir usar Whatsapp durante o voo.

Telas de 18 polegadas – Crédito: Sylvia Barreto

A companhia oferece uma carta de vinhos na executiva – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Check-in, bagagem, sala vip e embarque
Os benefícios de quem viaja com a executiva da KLM começam desde o check-in. Tanto no aeroporto de São Paulo como no de Amsterdã ele é feito em balcões específicos para esses passageiros. Não peguei fila nem na ida e nem na volta.

O despacho de bagagem também é preferencial. Passageiros da executiva da KLM tem voos transatlânticos têm direito a despachar duas malas de até 32 quilos cada um além da bagagem de mão.

Passageiros da executiva têm check-in preferencial em todos os aeroportos, assim como inspeção de bagagem e checagem de passaporte em aeroportos como o de Amsterdã – Crédito: Sylvia Barreto

Em Amsterdã, após o check-in, passageiros da executiva da KLM vão para uma fila especial de inspeção de bagagem e de checagem de passaporte, que é bem mais curta do que as filas regulares. No dia que embarcamos, o aeroporto estava bem cheio e foi ótimo ter esse benefício.

No Aeroporto de Guarulhos, passageiros da executiva da KLM com bilhetes Standard e Flex têm direito a usar a sala vip W Premium Lounge 5th Avenue, o qual eu já conhecia. Ele é pequeno, mas tem buffet razoável e boa variedade de bebidas. Os clientes KLM têm uma área de assentos exclusivas, o que ajuda um pouco porque essa sala, por ser pequena, sempre parece cheia.

No Aeroporto de Amsterdã, os passageiros da executiva da KLM (bilhetes Standard e Flex) têm acesso ao VIP KLM Crown Lounge. Ele é bem grande, com dois andares e vista para a pista. Além de diferentes tipos de assentos, dentre poltronas, cadeiras e sofás, ele oferece várias ilhas de comida e bebida, incluindo alcoólicas.

VIP KLM Crown Lounge – Crédito: Sylvia Barreto

Diversas opções de bebidas e vista para pista – Crédito: Sylvia Barreto

 

Um espaço bem interessante do lounge é o dedicado às Delft Blue Houses da KLM. Todas elas, desde a número 01 até as especiais estão expostas no local.

O lounge oferece também um cardápio especial com custo adicional com itens que podem ser pagos com dinheiro ou milhas Flying Blue. Além disso, há cabines para descanso também com custo adicional.

Para embarcar, clientes da executiva da KLM são os primeiros no avião. Aliás, tanto em São Paulo como em Amsterdã há um finger exclusivo. O bom é que ao entrar no avião, os mimos continuam. No assento tem o nécessaire, cobertor, travesseiro e uma garrafa de água. Após a entrada, o serviço de bordo começa com petiscos.

Parte do buffet – Crédito: Rodrigo Barrionuevo

Máquinas de bebidas e água – Crédito: Sylvia Barreto

Delft Blue Houses – Crédito: Sylvia Barreto

Bar do lounge da KLM – Crédito: Sylvia Barreto

Deflt Blue Houses

Fui ao banheiro em algum momento do voo e vi uma bandeja de casinhas azuis e brancas ao estilo das holandesas. Achei lindas, dormi e esqueci. Quase chegando em Amsterdã, a comissária passar com um carrinho oferecendo uma casinha para cada passageiro. São as incríveis Delft Blue Houses.

Havia recebido da KLM algumas notícias sobre elas, mas não lembra mesmo do que se tratava. Lançadas em 1952, são 104 casinhas atualmente, uma para cada ano da KLM, a companhia aérea mais antiga do mundo.

São todas numeradas e representam construções que realmente existem. Pelo aplicativo KLM Houses dá para checar a localização e história de cada uma e eu até cheguei a ver as casas de verdade das réplicas que pegamos na ida, sendo que uma fica em Maastricht e outra em Amsterdã mesmo.

Todos os clientes da executiva da KLM podem escolher uma Delft Blue House no fim do voo – Crédito: Sylvia barreto

Dentro de cada casinha tem um pouco do tradicional gin Bols. Com cuidado, é possível abrir e tomar. Elas acabaram virando item de colecionador.

Ao longo das últimas décadas, a KLM também fez umas casinhas sem número que eram distribuídas para passageiros em ocasiões especiais, como lua de mel. Elas podem ser vistas expostas no Royal Crown Lounge da KLM no terminal de voos intercontinentais, o qual mencionei anteriormente neste texto.

Quando as casinhas são distribuídas, é sinal que o voo está no fim. Quando pousa, basta o passageiro da executiva da KLM sair antes dos passageiros de outras classes e pegar sua bagagem, caso tenha despachada, com adesivo de prioridade, por isso, são colocadas na esteira antes das outras.
E você, já viajou na nova executiva da KLM ou tem vontade? Me conta nos comentários.

Minha escolhida – Crédito: Sylvia barreto

*A equipe do Viajar é Simples viajou a convite da KLM para Amsterdã saindo de São Paulo

Tags: klm , executiva da KLM ,

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