Na manhã de hoje (29/03), em São Paulo, as cidades de Nova York fecharam acordo de cooperação para aumentar o número de turistas que viajam de uma metrópole para outra. Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris, e George Fertitta, CEO da NYC & Company, representam os órgãos responsáveis pela promoção turística nas duas cidades e assinaram a parceria.
A companhia aérea American Airlines apóia o projeto, já que tem dois voos diários do Brasil direto para Nova York, sendo um com saída de São Paulo e outro do Rio de Janeiro. Durante a assinatura do acordo, a American Airlines anunciou tarifa promocional para aumentar o número de turistas entre Brasil e a cidade americana. Até dia 08 de abril, o valor ida/volta dos bilhetes aéreos do Rio ou São Paulo para NYC é de US$ 1.099 em até cinco vezes sem juros no site da empresa (www.aa.com). A viagem deve ser feita até dia 30 de setembro de 2011. Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Brasília (DF) e Salvador (BA) têm voos da AA para Nova York com escala em outros locais dos EUA, mas a tarifa promocional também será válida nas mesmas condições.
Entre as atividades previstas com a parceria inédita de Nova York com uma cidade da América do Sul, estão previstas troca de publicidade online, suporte mútuo no departamento de comunicações e compartilhamento de marketing de promoção turística em seus respectivos mercados. Já é possui encontrar um banner da cidade de São Paulo no site do NYC & Company (www.nycgo.com) e um de Nova York no site da SPTuris (www.spturis.com).
Durante a assinatura do acordo, o CEO da NYC & Company afirmou que o Brasil é um mercado prioritário para a cidade americana. “Só em 2010, 423 mil brasileiros visitaram Nova York e o turismo movimentou US$ 4,6 bilhões na metrópole”, disse Fertitta. Ele ressaltou que o Brasil é o segundo país, atrás apenas do Canadá, que envia mais turistas ao local.
O presidente da SPTuris acrescentou que, assim como Nova York, São Paulo é uma cidade que tem turismo cultural, de eventos e gastronômico muito forte e pretende seguir os bons exemplos do parceiro americano para se desenvolver. “Só ano passado, São Paulo recebeu 1,7 milhões de estrangeiros e a intenção é que esse número aumente. Com certeza, a parceria com Nova York irá contribuir para isso”, comentou Carvalho.
Visto americano
A necessidade do turista brasileiro ter visto para entrar nos EUA foi um dos assuntos abordados na coletiva de imprensa sobre a parceria. Fertitta falou que visitou o Consulado dos EUA em São Paulo e viu os esforços para que pouco mais de duas mil pessoas sejam atendidas por dia. “A meta do Consulado para agilizar o visto é que quatro mil brasileiros sejam atendidos diariamente. Porém, acredito que dentro de três anos o visto não seja mais exigido”, acrecentou o CEO.
Fertitta também faz parte do Conselho de Promoção Turística dos EUA e o órgão espera que a Casa Branca inclua o Brasil no visa waiver program, que daria isenção de visto aos turistas e abriria consideravelmente os mercados. Durante a passagem do presidente Barack Obama em Brasília, ele anunciou com Dilma Roussef a política de céus abertos entre os dois países para a intensificação do tráfego aéreo num acordo de cooperação mútua. Com essa ação, o próximo passo seria tirar a necessidade do visto, já que o acordo que permite tráfego aéreo livre dobraria o fluxo de pessoas entre as duas nações.
Sylvia Barreto