Nova York irá disponibiliizar bicicletas públicas

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11 de maio 2012

O prefeito de Nova York, Michael R. Bloomberg, a comissária do Departamento de Transportes da cidade, Janette Sadik-Khan, e o CEO do Citigroup, Vikram Pandit, anunciaram na segunda-feira (07/05) que o Citigroup será o patrocinador do novo programa de bicicletas compartilhadas de Nova York, Citi Bike. O acordo de US$ 41 milhões permitirá o compartilhamento público de bicicletas, fornecidas a baixo custo aos usuários. O programa, que começa em julho deste ano, oferecerá uma opção de transporte novo, acessível e disponível 24h00 aos nova-iorquinos em partes de Manhattan e Brooklyn. Como parte do acordo, a marca Citi Bike será exibida nas 10 mil bicicletas e600 estações espalhadas pelas cidade.O sistema será operado pela Alta Bicycle Share. O pagamento pelo uso de serviço será organizado pela MasterCard.

A parceria serve para “dar às pessoas mais uma maneira de transitar pela cidade”, disse o prefeito Bloomberg.”Somos capazes de criar estanova opção por causa do compromissode uma instituição com uma tradição de 200 anos em Nova York, o Citigroup”, acrescentou.

O CEO do Citigroup, Vikram Pandit, ressalta a sustentabilidade e a qualidade de vida dos nova-iorquinos com a implementação do NYC Bike Share. “O Citi Bike será um opção nova e sustentável para percorrer a cidade. Reconhecemos a oportunidade de melhorar a vida dos nova-iorquinos e estamos orgulhosos de fazer parte do processo”, afirmou.

Em setembro, a cidade selecionou a Alta Bicycle Share para operar o sistema enquanto buscava um patrocinador para o programa. Após reuniões com uma variedade de grandes empresas, Nova York e a Alta criaram uma parceria com o Citi para o patrocínio principal do programa. A Alta Bicycle Share criou, então, a NYC Bike Share. A cidade dividirá os lucros do sistema com a operadora.

As Citi Bikes beneficiarão aqueles que se deslocam a distâncias muito longas para caminhar, mas curtas o bastante para dispensar o uso de taxis e metrô. Cerca de 54% dos nova-iorquinos se deslocam em percursos de menos de 2 quilômetros a cada dia. O programa melhorará o acesso ao metrô e permitirá o uso das bicicletas sem a preocupação com estacionamentos na rua.

O prefeito e a comissária também anunciaram hoje que a MasterCard será a patrocinadora exclusiva do sistemade pagamento, com um compromisso de US$ 6,5 milhões. A empresa instalará pontos de pagamento Pay Pass Tap & Go nas estações, além de terminais tradicionaisde tarja magnética. “Estamos orgulhosos de patrocinar o NYC Bike Share e continuar o nosso apoio de longa data à Big Apple”, disse o CEO da MasterCard Ajay Banga.

O sistema terá um custo anual de US$ 95 por membro, menos do que o custo de um pacote ilimitado por um mês de metrô. Também haverá opções para pacotes diários e semanais.Os membros devem ter no mínimo 16anos de idade e têm direito a uso ilimitado do sistema em deslocamentos de até 45 minutos. Os membros que utilizam as Citi Bikes por períodos mais longos deverão pagar uma taxa adicional.

A instalação das estações começará no fim de julho. Alimentadas por energia solar, as estações de encaixe sem fio estarão localizadas nas calçadas, praças e outros locais sugeridos pela comunidade. Cada estação pode acomodar entre 15 e 60 bicicletas. Cada bicicletaserá equipada com um sino, luzes dianteiras e traseiras, além de terinscrita uma mensagem de segurança incentivandoo uso do capacete e para se ter cuidado com os pedestres, evitar andar nas calçadas e obedecer todos os semáforos e sinais.

O Departamento de Transporte continua a sua extensadivulgação às comunidades de Nova Yorksobre o programa. Desde setembro,realizou 90 oficinas, demonstrações e apresentações, e outros 150 encontros com funcionários eleitos, comunidades e outros interessados para coletar sugestões. No sitedo programa, o público já propôs cerca de 10 mil locais de estações. A maioria dos locais foi originalmenteescolhida por nova-iorquinos, como parte do processo de participação da comunidade através de sugestões pela Internet.

Os esforços para a adesão do público continuarão com campanhas nos bairros que receberão as estações. Em breve, os mapas que englobam a localização das estações serão divulgados.

As ruas de Nova York estão mais seguras do que nunca. Os acidentes graves de bicicletas mantiveram-se estáveis mesmo com o número de praticantes ter quase quadruplicado durante a última década. Desde 2000, a taxa de lesão em ciclistas na cidade de Nova York diminuiu 75%. O Departamento de Transportes continua com seus esforços para melhorar a segurança com o lançamento de campanhas publicitáriasdirigidas a motoristas, ciclistas e pedestres e distribuindo mais de 50 mil capacetes gratuitamente desde 2006.

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