Nova linha de trem Paris-Lyon entrará em operação em 2026

por: Tatiane Almeida
3 de abril 2025

Viajar de trem pela França é uma experiência icônica e, a partir de 2026, a quinta geração do trem de alta velocidade TGV M, futuro TGV Inoui, entrará em operação na linha Paris-Lyon. Com capacidade para até 740 passageiros e características inéditas, o novo modelo promete ser mais eficiente, confortável e sustentável.

TGV M, encomendado pela SNCF, entrará em serviço em 2026 – Crédito Yann Audic

Embora a data oficial ainda não tenha sido anunciada, o lançamento foi destacado por Caroline Putnoki, diretora para a América do Sul da Atout France, órgão oficial de turismo da França, como um dos grandes marcos do país nos próximos anos, um período repleto de celebrações importantes. A chegada dessa nova geração de trens reforça esse momento especial, coincidindo com o 45º aniversário do TGV e reafirmando o compromisso da SNCF Voyageurs e Alstom com a inovação no transporte ferroviário.

As melhorias sustentáveis são as que mais chamam à atenção se comparadas aos modelos atuais. O exterior do TGV M terá cores em tons claros de cinza e branco, que refletem mais a luz solar, reduzindo o consumo de energia necessário para refrigeração durante períodos de calor intenso. A aerodinâmica aprimorada contribuirá para uma redução de 20% no consumo de energia e uma diminuição de 37% na pegada de carbono em comparação com os modelos anteriores. O trem é composto por 97% de materiais reciclados, destacando o compromisso da SNCF com a sustentabilidade ambiental. 

Entre as novidades sobre o TGV M divulgadas recentemente pela SNCF Voyageurs, em parceria com a Alstom, está o buffet self-service Le Bistro, substituindo o tradicional café. Localizado no vagão quatro, o espaço com dois pisos oferecerá alimentos prontos para consumo, como sanduíches, saladas e bebidas. Segundo a SNCF Voyageurs, o menu do Le Bistro será renovado três vezes por ano (verão, primavera e outono/inverno). O andar superior contará com 28 assentos em couro vermelho e azul.

Área do segundo andar do Le Bistro terá 28 assentos em couro vermelho e azul – Crédito: Yann Audic

O interior do novo TGV foi projetado para oferecer maior conforto e conveniência aos passageiros. As primeiras e segundas classes foram reformuladas com assentos mais confortáveis e um melhor espaço para bagagens, incluindo racks extras para volumes maiores. O trem também incorpora inovações tecnológicas, como rampas e elevadores para facilitar o embarque de passageiros com mobilidade reduzida, permitindo acesso independente e acomodação para até cinco cadeiras de rodas. Cada composição contará com oito suportes para bicicletas, incentivando o transporte multimodal. 

E uma ótima notícia para os viajantes que adoram estar conectados é que o futuro TGV Inoui contará com WiFi a bordo nos padrões 5G em cada vagão. Você pode conferir o vídeo com informações sobre o novo trem aqui: https://youtu.be/PTOfHs4eDdA

Serviço:

www.sncf.com

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários