Países da Europa Central investem em promoção turística no Brasil

por:
22 de março 2012

No coração da Europa, Polônia, Hungria, República Tcheca e Eslováquia. Juntos, o quarteto europeu, conhecidos como V4, tem o objetivo de atrair turistas estrangeiros para o país. E, na América Latina, o principal foco de todos eles é o Brasil. “Os brasileiros gostam de viajar, e muito, e também de compras. É o viajante que queremos receber”, contou Petr Lutter, diretor da Oficina de Turismo da República Tcheca.

Lutter está no Brasil esta semana com representantes dos outros três países. “Os brasileiros precisam ficar mais informados sobre os componentes do V4”, ressaltou. Por sua vez, a República Tcheca fará uma série de ações em 2012 para que isso aconteça. Uma delas é a exposição de marionetes que começará dia 28 de setembro no Centro Culural Caixa Econômica Federal, em São Paulo. “A data de início foi escolhida porque é também o dia de São Venceslau, muito apreciado na República Tcheca”, explicou.

Além da exposição de marionetes, uma tradição na República Tcheca, Lutter adiantou que também prepara outro evento do tipo, só que com os tradicionais cristais do país. “Ainda está em negociação, mas é algo previsto também para setembro”, afirmou. Segundo ele, essas exposições têm o intuito de aproximar o brasileiro da cultural da nação europeia.

Já a Hungria se posiciona no Brasil chamando a atenção para seu leque de opções desde gastronomia até a moda. “A ideia é mostrar aos brasileiros que o país tem atividades para pessoas jovens, para adultos, idosos e toda a família”, contou Krisztina Bacsa, gerente de desenvolvimento de mercado internacional do Hungarian Tourism. Segundo ela, o país tem ótimos restaurantes, lojas luxuosas, áreas com águas termais, muita cultura e vida ao ar livre. “E há alojamentos desde albergues até hotéis luxuosos, é uma viagem que cabe em diversos orçamentos”, ressaltou.

A Polônia, por sua vez, além de divulgar seus atrativos culturais, informa que dia 08 de junho deste ano ocorrerá em Varsóvia a abertura do Campeonato de Futebol de UEFA Euro 2012. O Campeonato durará até 01 de julho e terá a participação de 16 seleções de futebol europeu. Anna CinchoÅ„ka, do Departamento de Turismo da Polônia, aposta primeiro na divulgação do país para agentes de viagem e operadores. “Precisamos, primeiro, informar sobre a Polônia para que vende o turismo. E é muito importante a operação conjunta com os outros países, porque os brasileiros na Europa costumam visitar mais de uma nação”, comentou.

“Um pequeno grande país”, como diz o slogan publicitário da Eslováquia, começa a se promover no Brasil. “As ações serão mais constantes, apesar de ainda não haver um representante no país, apenas nos Estados Unidos, o mais próximo”, contou Adriana Behuova, do Slovak Tourism Board. Os turistas que querem viajar ao local, podem saber um pouco país sobre ele acessando o site www.slovakia.travel. Ele ainda não conta com informações em português, mas dentre as línguas, tem a opção do inglês.

A Hungria também apresenta seu website para turistas, o www.visit-hungary.com, tem opções em inglês, espanhol e outros idiomas. A República Tcheca, por sua vez, tem o www.czechtourism.com com informações em português, e a página no Facebook www.facebook.com/RepublicaTcheca.travel. Para os interessados na Polônia, basta acessar o www.poland.travel com opção de inglês e espanhol, dentre outras línguas.

Sylvia Barreto
 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários