- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Panamá libera entrada de brasileiros sem quarentena e vacina turistas

Se estiver procurando um destino para passar as férias nos próximos meses, o Panamá permite a entrada de brasileiros completamente imunizados ou não, com regras diferentes para cada um. Além disso, é possível completar a imunização no país.

Para os brasileiros completamente imunizados, é preciso apresentar um comprovante físico ou digital do esquema de vacinação. O país aceita turistas vacinados com imunizantes aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que inclui todos os imunizantes disponíveis no Brasil. A última dose precisa ter sido tomada há, pelo menos, 14 dias antes da viagem.

Caso a sua imunização não esteja completa ou, no momento da entrada, a última dose tenha sido há menos de 14 dias, será preciso apresentar um teste PCR ou antígeno negativo para Covid-19 feito em até 72 horas antes da chegada ao país.

Caso não seja possível apresentar o teste feito com essa antecedência, é possível fazer um teste rápido no aeroporto do Panamá por US$ 50. Em caso de resultado positivo, será preciso fazer quarentena obrigatória de 14 dias em hotel designado pelo Departamento de Saúde e com custos totalmente cobertos pelo turista.

O país é banhado pelo Pacífico e pelo Mar do Caribe – Crédito: Divugação

Todos os viajantes devem preencher um formulário eletrônico de saúde e mostrar para a companhia aérea antes do embarque. É exigido o uso de máscaras no país, independente se a pessoa está vacinada ou não.

Quem ainda não completou o esquema de vacinação pode aproveitar para fazê-lo no Panamá. Em 01º de outubro, o país iniciou o Vacutur Panama Program. Os turistas maiores de 18 anos podem receber o imunizante da Astrazeneca. A vacinação é feita em determinados pontos, como shoppings. Para saber mais, clique aqui.

O que fazer no Panamá?

O objetivo do Panamá é ser reconhecido como um destino de turismo sustentável até 2025. O país conta com diversidade natural e cultural. Para que o turista conheça mais essa diversidade, o país tem investido na promoção de alguns lugares:

– Panama´s Heritage Routes – são rotas que ressaltam a biodiversidade e tradições do país baseadas em três heranças: cultura, verde (florestas) e azul (como mar e rios). O Panamá é banhado pelo Pacífico e pelo Mar do Caribe;

– Trânsito e comércio bem antes do Canal do Panamá – rotas que englobam o histórico comercial do Panamá ao longo ao longo dos anos e que envolvem a fauna e a flora, piratas, a febre do ouro e até os povos incas e maias;

– Ciência e conhecimento – destinos com o legado de exploração científica do Panamá e a conservação é evidenciada por parcerias e instituições notáveis, como Smithsonian Tropical Research Institute, School for Field Studies; National Geographic.

Os turistas podem visitar as florestas do país e conhecer sua biodiversidade – Crédito: Divulgação

Retomada do turismo

O Panamá espera atrair o mesmo número de turistas de 2019, antes da pandemia, em 2023. Para isso, tem investido em novidades no turismo de lazer e negócios.

Há algumas semanas, foi inaugurado o Panama Convention Center, o maior centro de convenções da América Central e do Caribe com capacidade para até 23.000 pessoas. A construção faz parte de um circuito de reativação do turismo.