Pará apresenta culinária, manifestações culturais e roteiros no Salão do Turismo

por:
14 de julho 2011

Quem passar pelo estande do Pará no Salão do Turismo – Roteiros do Brasil verá ali a reprodução da Estação das Docas, que fica em Belém, e poderá provar delícias como queijo do Marajó, licores, bombons e biscoitos de cupuaçu, bacuri e castanha do Pará. O Estado participa também da feira de artesanato e lojas e nos demais espaços promocionais do Salão: Feira de Roteiros, Vitrine Brasil, Área de Comercialização, Núcleo de Conhecimento e Rodada de Negócios.

Além disso, ao redor do estande e pelas ruas do Salão, o Estado apresenta dar um verdadeiro show de carimbó, com apresentações do Grupo de Carimbó Municipal “Os Andirás”, de Curuçá, município do pólo Amazônia Atlântica e do Grupo de Tradições Marajoara Cruzeirinho. São mais de 20 artistas mostrando a cultura do Pará.

O carimbó é considerado uma das principais manifestações culturais do Estado do Pará. Sua origem não é bem definida, mas acredita-se que os índios mundurucus tenham sido os seus criadores, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se e recebeu outras influências, como a dos portugueses e a dos negros africanos. O próprio batuque do seu ritmo e o movimento cadenciado de sua dança são representativos dos negros e do povo europeu, especificamente dos portugueses, provavelmente herdou os movimentos de braços e os rodopios. Em suas várias nuances envolve música, dança e ritmo e se constitui numa das principais formas de representação do nativo paraense. Os instrumentos que ecoam esse ritmo contagiante são o curimbó, banjo, maracás, mileiro, clarinete sax.
 


Serviço
6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil
Data: 13 a 17 de julho de 2011
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo (SP)
Horários: 13/07 até 15/07 das 14h00 às 21h00; 16/07 das 11h00 até às 22h00; 17/07 das 11h00 até às 20h00
Ingressos: com cadastramento prévio a entrada é gratuita para todos, basta se inscrever aqui. No local, custa R$ 10 para pessoas entre 12 e 60 anos, quem tem menos de 12 e mais de 60, paga R$ 5, assim como estudantes, professores (com apresentação de comprovantes) e pessoas com mobilidade reduzida também pagam meia entrada.
Informações: www.salao.turismo.gov.br

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários