A união do setor de parques temáticos e atrações turísticas promove o 1º Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD) amanha (23/11), iniciativa de responsabilidade social que tem como objetivo ressaltar a importância da acessibilidade em parques e atrações turísticas de todo o Brasil.
Idealizada pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (Adibra), a ação visa a compor o maior movimento de inclusão de pessoas com deficiência. Essa foi a forma que os complexos de lazer encontraram para proporcionar a esses visitantes momentos de total conforto, tranquilidade e segurança.
Nesse dia, empreendimentos associados ao Sindepat e a Adibra estarão abertos, simultaneamente, para receber de forma gratuita entidades que atendam a pessoas com deficiência. Com programação especial, parques e atrações oferecerão sem custo a todos os participantes, lanches e refrigerantes, além do passaporte para as atrações.
O apoio das instituições será fundamental para o sucesso do DNPD. “Para garantir maior conforto e total segurança durante o evento, é necessário que os deficientes estejam acompanhados de alguém indicado pela instituição, que pode ser um amigo, familiar ou monitor”, diz Alain Baldacci, presidente do Sindepat. Além disso, os empreendimentos contarão com a ajuda de voluntários capacitados para auxiliar no atendimento aos presentes.
O DNPD foi lançado oficialmente em 03 de dezembro de 2009, no parque temático Hopi Hari, e teve como fonte de inspiração o trabalho da deputada estadual Célia Leão, na área social e na sua militância na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Na ocasião, cerca de oito mil portadores de necessidades especiais de 82 instituições localizadas em 23 municípios, se divertiram no parque.
Muitos parques e atrações já possuem programas de atendimentos específicos às pessoas com deficiência. “Isso facilitou a decisão de se criar uma data em que todos pudessem realizar a atividade no mesmo dia, assim como é o Dia Nacional da Alegria, em que parques e atrações abrem gratuitamente para receber crianças carentes. A realização desse evento proporcionará a todos os empreendimentos a oportunidade de aprimorar cada vez mais seus serviços e promover a esse tipo de visitante uma estadia com total segurança e diversão”, finaliza Baldacci.
Além da deputada estadual Célia Leão, madrinha nacional da ação, cada empreendimento participante contará com a presença de uma autoridade, artista ou atleta que apadrinhará o DNPD. Participam da ação: Hopi Hari, Playcenter, O Mundo da Xuxa e Wet n’ Wild no Estado de São Paulo; Beach Park no Ceará; Alpen Park no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias em Santa Catarina e Trem do Corcovado no Rio de Janeiro.