Patagônia mostra encantos da Argentina muito além de Buenos Aires

por:
11 de fevereiro 2011

Três províncias, ou estados, argentinos da Patagônia Austral se juntaram em um workshop em São Paulo na noite de ontem (10/02) para promoveram suas belezas. Chubut, Santa Cruz e Tierra del Fuego têm desde observação de baleias até passeios até geleiras para oferecerem aos turistas.

As três províncias têm voos da companhia aéreas Aerolíneas Argentinas que saem de Buenos Aires. E em todas elas atrações turísticas o ano todo é o que não falta. Pablo Pfurr, presidente do Instituto Fuegino de Turismo, contou à Viajar é Simples que em Tierra del Fuego, por exemplo, há centros de inverno em Ushuaia em que é possível fazer outras atividades além de esquiar, como passear em trenós puxados por cães. “E todas as atividades, como mergulho, navegação e visita ao Parque Nacional Tierra del Fuego podem ser feitas em todas as estações do ano”, explica ele.

Pfurr ressalta ainda uma outra atração de Ushuaia: o Trem do Fim do Mundo. Sua construção data de 1909 e foi feito para suprir as necessidades de uma prisão de Ushuaia na qual estavam os piores criminosos da época. Depois de anos desativado, em 1994 ele voltou a funcionar completamente reformado e adaptados a receber turistas que se interessem pela história local. Grande parte de seu roteiro está dentro do Parque Nacional de Ushuaia. As tarifas para adulto custam, em média, US$ 25.

Já na província de Santa Cruz uma das cidades mais procurada é El Calafate. Ela é conhecida como a capital argentina das geleiras. “Durante todo o ano é possível visitá-las”, explica Cristina Yañex, diretora da delegação El Calafate. Ela acrescenta que a localidade está a apenas duas horas e meia de voo de Buenos Aires.

El Calafate está a 80 quilômetros do Parque Nacional dos Glaciares (geleiras, em espanhol). Nele fica o famoso Glaciar Perito Moreno. A geleira está na fronteira entre Argentina e Chile e tem cinco quilômetros de largura por 60 metros de altura.

Na província de Chubut, uma das cidades mais procuradas é Puerto Madryn, que fica a pouco menos de duas horas de voo de Buenos Aires. Na temporada de inverno, que começa em maio, a região tem a temporada de baleias-francas. Nessa época do ano, Puerto Madryn tem temperatura média de 7ºC. É possível, de junho até setembro, ver os animais mesmo sem fazer passeios especiais. Mas há também excursões de um dia inteiro para locais em que existe concentração maior desse grande mamífero, como a Península Valdés e Punta Loma. Os passeios demoram um dia inteiro.

A província de Chubut, além do litoral, tem uma região montanhosa na qual se pode esquiar. A cidade de Esquel, por exemplo, fica 700 quilômetros de Puerto Madryn e possui o centro de esqui La Hoya. Nele, há 11 meios de elevação e 24 pistas de esqui.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários