- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Planetário de Montevidéu é reaberto

O Planetário de Montevidéu acaba de reabrir sua abóboda com equipamento digital de última geração. O edifício que o abriga tem mais de 60 anos de história.

Inaugurado em 11 de fevereiro de 1955, o Planetário de Montevidéu foi o primeiro da Iberomérica. Após três anos de reformas, ele foi entregue pela empresa francesa RSA Cosmos aos uruguaios.

Com o nome de “Agr. German Barbato”, o novo equipamento do Planetário de Montevidéu conta com um domo de alumínio para a projeção, seis projetores a laser, 15 computadores e o software que serve para projetar as imagens. A RSA Cosmos também realizou uma importante capacitação para a equipe de funcionários do planetário, formados para operar e editar o pacote de informática SkyExplorer 4.1, que permitirá ao visitante ver o universo a um clique de distância.

O Planetário oferece sessões abertas e gratuitas, que se estenderão durante todos os finais de semana de janeiro, mais precisamente nas sextas feiras as 19h30 e 20h30, e sábados e domingos as 15h00,16h00,17h00 e 18h00.

Vale ressaltar que o novo Planetário funcionará em conjunto com um ecoparque, o Parque da Amizade e o Zoologico Vila Dolores, tratando-se de obras que incluem a construção de uma pista de patins, incorporação de jogos para crianças, iluminação e melhorias na vegetação.

O turismo astronômico no Uruguai

No marco, Uruguai se apresenta como um destino mais que atrativo para o turismo astronômico, já que mais além de um telescópio ou observatórios modernos, existem cantos nos quais o patrimônio celeste, com céus noturnos limpos – sem contaminação lumínica – como há em Cabo Polônio, Laguna de Rocha e Villa Serrana, entre outros, permitem ao viajante olhar o céu e passear pelas constelações, deixando-se surpreender pela cor dos planetas e o brilho da lua.

Internacionalmente, existem instituições que trabalham para proteção do céu e o reivindicam como direito da humanidade, apoiando-se no astroturismo para potencializar outros segmentos igual de importantes, como o desenvolvimento sustentável de zonas rurais, revalorizando como áreas de patrimônio científico, cultural, meio ambiental e dinamizador da economia por meio do turismo das estrelas.