Na mais alemã das cidades brasileiras, as tradições herdadas dos imigrantes vindos da região da Pomerânia estão presentes em cada rua e em cada gesto. O alemão falado ainda por grande parte de seus moradores, as casas enxaimel e a farta gastronomia típica completam o cenário germânico lá encontrado. Na Páscoa não seria diferente, no período que antecede a data, a cidade do interior catarinense realiza a terceira edição da Osterfest, uma festa para relembrar a morte e ressurreição de Cristo da forma que seus colonizadores faziam.
O evento ocorre no Centro Cultural de Pomerode, no feriado e nos finais de semana compreendidos entre os dias 02 e 23 de abril. O local recebe os visitantes das 10h00 às 18h00. Mesmo tendo sofrido com uma enxurrada no início de março, o município está recuperado, pronto para receber o turista e apresentar todos seus costumes.
Durante os nove dias de evento, os visitantes apreciam gastronomia própria do período pascal como bolachas decoradas e bolo em forma de cordeiro, teatro, danças e músicas típicas para embalar a festa. A diversão da criançada está garantida com o jardim do coelho, muitas brincadeiras, contação de histórias e pintura facial.
Para resgatar a cultura alemã, a festa ainda promove feira de artesanato com oficinas de: pintura de casquinhas de ovos, decoração de biscoitos com desenhos alusivos à celebração religiosa, criação das Fensterbilder (quadrinhos vazados de madeira com desenhos) e criação de Osterbaum (árvores de galhos secos simbolizando a tristeza pelo sepulcro de Cristo, mas decoradas com ovos coloridos para relembrar a alegria da ressurreição). Além disso, a Páscoa tal qual antigamente pode ser apreciada na técnica herdada dos antepassados para colorir os ovos, com tinta criada a partir do capim Eierkraut, espinafre e cascas de cebola roxa.
A programação prevê ainda uma série de ações que reforçam a religiosidade do município como a missa e benção de ramos dia 17 de abril e a dramatização da Paixão e Morte de Jesus no dia 22, pela Igreja Católica. Na Igreja Luterana ocorre o culto de confirmação e a vigília pascal que começa ao redor de uma fogueira para a retirada do Fogo Novo com o qual é acesa a vela de Páscoa, ambas as celebrações ocorrem no dia 24.
Encerrando os festejos pascais moradores e turistas vivenciam o Stüppen, uma espécie de serenata que ocorria sempre à meia-noite do sábado de Aleluia quando um grupo de músicos percorria a comunidade acordando as pessoas para celebrarem a ressurreição de Jesus. Hoje a representação do Stüppen é realizado às 6h da manhã de domingo e passa por hotéis e pousadas de Pomerode.
As atrações da Osterfest
– Feira de Artesanato
– Pintura em casquinhas de ovos
– Oficina de artesanato: fensterbilder (quadrinhos de janelas), casquinhas de ovos, bolachas decoradas, osterbaum (árvores de Páscoa)
– Apresentações de danças folclóricas, músicas e teatros
– Recreação Infantil e contação de histórias
– Gastronomia típica dessa época do ano
– Jardim do Coelho
– Curiosidades de Páscoa
3ª Osterfest – Festa de Páscoa em Pomerode
Dias 02, 03, 09, 10, 16, 17, 21, 22 e 23 de abril
Centro Cultural de Pomerode
Rua: Hermann Weege, 111, Centro