Porto Alegre recebe Festival Internacional de Tango de 23 até 26 de junho

por:
25 de maio 2011

A capital gaúcha recebe, entre os dias 23 e 26 de junho, o II Festival Internacional de Tango de Porto Alegre. No evento promovido pela Tanguera Estudio de Danza, um elenco de professores e bailarinos do Brasil e da Argentina apresentará ao público espetáculos e cursos com o objetivo de celebrar e divulgar o tango, uma arte que vem sendo cada vez mais apreciada e valorizada no país e especialmente em Porto Alegre.

O Festival será realizado no Teatro CIEE e no Centro Cultural 25 de julho, com uma programação que totalizará mais de 50 horas inteiramente dedicadas ao tango em diferentes eventos ao longo de quatro dias. Estarão presentes no festival grandes bailarinos e professores, como Aurora Lubiz e Luciano Bastos; Gustavo Rosas e Gisela Natoli; Demián Garcia e Noelia Soldera; Marlise Machado e Valentin Cruz, argentino radicado em Porto Alegre há mais de dez anos e idealizador do festival. Outro destaque da programação é a apresentação da Orquestra Típica Unitango com voz de Juan Villarreal, uma oportunidade rara para o público de dançar ao som de uma orquestra típica de Buenos Aires. As atividades do II Festival Internacional de Tango de Porto Alegre se dividem em performances, milongas e workshops, todos com inscrições já abertas ao público.

Saiba mais sobre a relação do Brasil e de Porto Alegre com o tango

A relação de Porto Alegre com o tango possui laços muito mais antigos e significativos do que a maioria das pessoas pode supor. O primeiro tango gravado e prensado na América Latina não foi em Buenos Aires, mas sim na capital gaúcha. Chama-se “El Chamuyo”, de Francisco Canaro, e foi gravado em 1914 pela antiga casa A Elétrica. Além de Canaro, vários outros artistas de renome passaram por Porto Alegre deixando sua marca, entre eles: Aníbal Troilo, Osvaldo Pugliese, Goyeneche, Adriana Varela e Astor Piazzolla. O próprio Homero Manzi, em passagem pela cidade nos anos 1940, encantou-se pela bela voz de uma cantora argentina, Elena Tortorelo, filha do cônsul espanhol, cujo nome artístico era Malena de Toledo. Ao retornar a Buenos Aires, Homero Manzi compõe a letra do famoso tango “Malena”, com música de Lucio Demare, inspirado pela memória de sua passagem pela nossa capital. Até mesmo um samba de Lupicínio Rodrigues, “Vingança”, teve uma versão adaptada ao tango, “Venganza”, feita por Alberto Marino em meados do século passado.

No âmbito nacional, grandes compositores de fins do século XIX compuseram tangos, como Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu e, mais próximo no tempo, Ernesto Nazareth. Na década de 1920, cantores de fama nacional aderiram ao gênero, como Francisco Alves, o rei da voz, e a própria Dalva de Oliveira chegou a gravar, com Francisco Canaro, tangos famosos como Tristeza Mariña, Madreselva e Uno.

Na atualidade, um número cada vez maior de parejas de baile são compostas por casais de híbrida nacionalidade, muitos deles com a presença destacada do bailarino brasileiro. Na primeira edição do Festival Internacional de Tango de Porto Alegre, três dos quatros casais de bailarinos ministrantes dos cursos eram de argentinos e brasileiros. Neste ano, contamos com a presença de Aurora Lubiz e Luciano Bastos, outro exemplo de harmonia e elegância dançada em bom portunhol. A verdade é que, quando um Tango começa a soar em uma milonga em qualquer lugar do mundo, as fronteiras geográficas já não importam, a disputada nacionalidade de Gardel se torna irrelevante.

Workshops

Os cursos do II Festival Internacional de Tango de Porto Alegre estão organizados em três programas distintos, visando atender à demanda de participantes não somente com diferentes níveis de conhecimento de tango, mas também com diferentes preferências e expectativas. Os três programas oferecem uma aula de técnica, condução e adornos, além de mais 9 aulas com diferentes temáticas, totalizando 10 aulas de uma hora e quinze minutos cada (12h30 ao todo).

As aulas são destinadas a pessoas com vivência e conhecimento prévios de tango. Para aqueles que não estão habilitados e desejam participar, a Tanguera Estudio de Danza está oferecendo cursos básicos preparatórios para o festival. Os interessados podem entrar em contato com a secretaria da Tanguera através do telefone (51) 3227.4121, ou pelo e-mail: tangueradanza@gmail.com para obterem informações mais detalhadas.

 Mais informações: www.tangofestival.com.br

 
 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários