Porto Alegre receberá Festival Voa Viola

por:
14 de maio 2012

O Voa Viola – Festival Nacional de Viola, projeto de mapeamento da viola no Brasil, mostra a diversidade do instrumento em shows que percorrerão quatro capitais entre maio e junho: Cuiabá, Porto Alegre, Manaus e Rio de Janeiro. Na capital gaúcha os músicos selecionados pelo público se apresentam dia 23 de maio, às 21h00, no Theatro São Pedro. Cida Moreira e Passoca, Chão de Areia, Prado e Marcos Henrique, Bilora e Rogério Gulin farão a etapa gaúcha

Os 12 artistas que fazem parte do projeto foram selecionados pelo público de forma inovadora, baseada em um sistema de aplauso. Na página do Voa Viola na internet, os artistas publicaram seus perfis com fotos, músicas e vídeos e o público pode ‘aplaudir’ suas postagens, no lugar do já conhecido ‘curtir’ das redes sociais. Foram 25 mil usuários a participarem da seleção dos artistas.

Pioneiro em fazer um mapeamento do uso da viola, com edital nacional, shows pelo Brasil, seminário e rede social criada especialmente para o mundo violeiro, o Voa Viola está em sua 2ª edição. “Queremos mostrar a diversidade do instrumento e suas possibilidades de uso”, afirma Juliana Saenger, coordenadora do projeto. “Os shows são uma chance do público assistir, em grandes palcos, essa diversidade”, conta.

Transmissão ao vivo

O Festival Voa Viola transmite seus shows ao vivo pelo portal www.voaviola.com.br. Além da transmissão na íntegra, o público pode assistir a cobertura da passagem de som, com entrevistas com os artistas durante os ensaios e também no final das apresentações. Durante a transmissão o público virtual forma uma plateia e pode interagir por chat por meio de uma ferramenta especialmente desenvolvida. Os anfitriões de todos os shows serão os curadores do projeto: os violeiros Paulo Freire e Roberto Corrêa. Trechos das apresentações ficarão disponíveis na página do Voa Viola no Youtube. No Facebook e Twitter também será possível interagir e conferir a agenda das apresentações, novidades do mundo da viola e notícias relevantes sobre música.
 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários