Nesta quinta-feira (16/12) o Lago Guaíba será transformado em um grande cinema ao ar livre com a estréia do Aqualume, espetáculo gratuito de luzes, cores, som e muita tecnologia que entra para a agenda cultural da Capital gaúcha. Realizado pela Biruta Mídias Mirabolantes, do Rio, o projeto tem o apoio da prefeitura por meio das secretarias municipais de Turismo, do Meio Ambiente e da Cultura.
O festival áudio-visual é considerado o maior do gênero no Brasil. As projeções são feitas em uma tela d’água, que em Porto Alegre terá de 600 metros quadrados, criada a partir de uma bomba submersa no Guaíba próximo à Usina do Gasômetro. O botão que irá colocar os projetores de alta potência em funcionamento será simbolicamente acionado no Barco Porto Alegre 10, onde, a partir das 19h30, ocorrerá o coquetel de lançamento do Aqualume com a presença de autoridades, convidados e imprensa.
As exibições do espetáculo ocorrerão até o dia 26, com exceção da véspera de Natal, sempre a partir das 20h, próximo à Usina do Gasômetro. Porto Alegtre é a primeira cidade brasileira a receber o Aqualume depois do Rio de Janeiro, onde foi apresentado em 2007, nos Jogos Pan Americanos, e em 2008, durante as Olimpíadas de Pequim.