- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Reembolso digital de impostos para turistas brasileiros começa a funcionar em Portugal

A Global Blue, empresa de gestão de operações Tax Free, anuncia o início da operação do Etaxfree para turistas brasileiros em Portugal a partir deste mês. O processo é integralmente digital, facilitando o reembolso do IVA – imposto sobre as mercadorias compradas em solo português. Além disso, ele evita filas de espera no balcão da Autoridade Tributária no aeroporto e oferece mais conforto e rapidez no balcão da Global Blue.

Segundo Renato Lira Leite, diretor geral da Global Blue em Portugal, “o Etaxfree dá uma grande vantagem para os turistas, que poderão fazer a validação instantânea do reembolso do IVA nos diversos quiosques eletrônicos disponíveis nos aeroportos portugueses. Além disso, torna o processo de validação e reembolso mais seguro, possibilitando à Alfândega detectar precocemente padrões suspeitos de atividade fraudulenta”.

O processo se inicia no momento da compra em lojas participantes à rede Global Blue, quando o turista apresenta o passaporte e obtém o formulário Tax Free, que dá o direito ao reembolso posteriormente. A utilização do sistema Etaxfree acontece em um dos quiosques instalados nos aeroportos, nos quais o turista escaneia seu passaporte e cartão de embarque. O sistema comunica as informações à Autoridade Tributária portuguesa em tempo real e responde com um sinal verde ou vermelho. Com sinal verde, o processo está validado e basta seguir até o balcão da Global Blue para receber o valor do reembolso. No caso de sinal vermelho, é necessário que o turista vá até o balcão da alfândega portuguesa para uma inspeção alfandegária.

 

Entre abril de 2016 e março de 2017, a Global Blue geriu em todo o mundo 32 milhões de transações Tax Free Shopping e 21,4 milhões de transações Dynamic Currency Conversion. Estas transações totalizaram cerca de 25 bilhões de dólares de vendas em lojas.