Praia do Forte recebe festival de gastronomia

por:
26 de novembro 2010

Teve início ontem (25/11), o Tempero no Forte – 5º Festival de Gastronomia e 2º Festival de Arte e Cultura de Praia do Forte – evento que segue até dia 05 de dezembro e reúne os melhores chefs baianos e de outros estados do Brasil.

O Festival conta com o apoio da Secretaria de Turismo e da Bahiatursa e traz como tema nesta edição “A pimenta: aromas e sabores”, em homenagem a um dos principais ingredientes da culinária baiana. “É muito importante que a Bahia seja palco de festivais como este, afinal, estamos divulgando um elemento importantíssimo da nossa cultura: a gastronomia. E a culinária sempre será um fator decisivo na escolha de um destino”, destacou o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira.

Os organizadores prepararam novidades para este ano: a participação de cinco restaurantes de Imbassaí; a realização de cursos de capacitação da mão de obra local, como manipulação de alimentos e decoração de pratos;  o evento “O Chef recebe” traz nesta edição 14 nomes, alguns conhecidos internacionalmente;  além disso, a Cozinha Show, uma parceria com o Senac, terá workshops, aulas temáticas e concursos gastronômicos.

A cultura também está em pauta durante o Tempero no Forte. O 2º Festival de Arte e Cultura de Praia do Forte ocorre paralelamente ao Festival de Gastronomia e, durante a abertura, um cortejo com 25 baianas fez uma homenagem ao Dia da Baiana, comemorado ontem, com apresentação do grupo cultural local “As Comédias”, formado por senhoras da região que cantam cantigas históricas.

A Bahia já se consolidou como um dos principais destinos gastronômicos do país. Este ano, além do Tempero no Forte, a Secretaria de Turismo e a Bahiatursa apoiaram diversos eventos gastronômicos no Estado e fora do Brasil. Na semana passada, o Nordeste Bahia Gourmet reuniu grandes chefs baianos e divulgou o enoturismo no Vale do São Francisco. A cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, também promoveu, em outubro, um festival para divulgar as delícias da Costa das Baleias.

Fora do país, os aromas e sabores da Bahia também ganharam espaço e agradaram aos espanhóis, americanos e portugueses. E, para que o público não só deguste, mas também saiba cozinhar todas as delícias do nosso estado, um livro com as melhores receitas da culinária típica foi desenvolvido pela Bahiatursa em parceria com o Senac. A publicação foi editada em inglês, português e espanhol e distribuída nos eventos gastronômicos.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários