Belize tem 290 quilômetros de litoral - Crédito: Divulgação

O que você precisa saber antes de ir para Belize?

por: Sylvia Barreto
26 de abril 2024

Se o brasileiro se encanta pelas praias do México, com certeza vai gostar de Belize, que fica ao lado, fazendo fronteira com a Guatemala também. Além de belas praias, o país tem, ainda, a maior barreira de recifes vivos do Hemisfério Norte e a segunda maior do mundo, sítios arqueológicos mais e florestas exuberantes.

Com tantas belezas assim, o turismo representa 47% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Em coletiva de imprensa em São Paulo, o ministro do turismo de Belize, Anthony Mahler, revelou que o objetivo do ministério na América Latina, é, principalmente, atrair mais turistas do Brasil, Colômbia e Argentina.

“No primeiro trimestre de 2024, tivemos nosso recorde de turistas e acredito que o restante do ano será ainda melhor”, comentou o ministro na ocasião. De acordo com ele, os números maiores até que os de 2019, antes da pandemia, também são reflexo na melhor conectividade aérea.

Great Blue Hole, um dos maiores buracos um dos maiores buracos azuis do mundo

Atualmente, para o brasileiro, a maneira mais prática e menos burocrática de chegar a Belize é com voos da Copa Airlines com conexão no Panamá. Atualmente, existe uma frequência semanal da companhia aérea entre Panamá e Belize, a partir de 10 de junho, serão duas.

No Brasil, a Copa Airlines passa a atender a sétima cidade com voos, Florianópolis, em 25 de junho. Ou seja, de sete destinos do Brasil será possível escolher entre dois voos por semana para Belize fazendo apenas uma rápida conexão no Panamá.

Mas, antes de ir para as belas praias de Belize, florestas e sítios arqueológicos, veja um resumo de tudo que precisa saber.

Mundo Maia: Belize tem algumas das cidades maias mais bem preservadas e impressionantes da antiguidade. Além de intrigantes e misteriosos sistemas de cavernas! Por lá se encontra uma pequena porcentagem dos templos antigos maias descobertos, não é raro encontrar peças de cerâmica ou ouvir que uma colina distante na verdade é um templo.

Entre os locais mais icônicos estão Caracol e Altun Há. Além deles, o país também abriga o famoso Xunantunich, que se tornou pioneiro no quesito sítios maias quando se trata de Belize. As cavernas também merecem destaque, a exemplo da Barton Creek, Rio Frio ou Che Chem Ha. Para quem ama um bom desafio a pedida é a Actun Tunichil Muknal (ATM) Cave.

Xunantunich, um dos mais emblemáticos sítios maia do mundo – Crédito: Divulgação

Praias – Belize tem 290 quilômetros de litoral, ou seja, tem muito o que explorar entre areia e mar. Indo para o oceano, mais belezas. Belize tem três dos quatro atóis do Hemisfério Ocidental, em um deles, o Lighthouse Reef, fica o belíssimo Great Blue Hole, um dos maiores buracos um dos maiores buracos azuis do mundo com pouco mais de 300 metros de largura e 124 metros de profundidade, um paraíso para mergulhadores. Além disso, tem a Barreira de Corais de Belize – Patrimônio Mundial da UNESCO –, a maior barreira de recifes vivos do Hemisfério Norte e a segunda maior do mundo.

Voos – além dos voos da Copa Airlines, via Panamá, os brasileiros que tiverem visto dos EUA conseguem voar para Belize de grandes cidades como Miami, Atlanta, Dalas e Los Angeles.

Idioma – o idioma oficial é o inglês. Além disso, também é falado o kriol, baseado na língua inglesa.

Brasileiros não precisam de visto para conhecer – Crédito: Divulgação

Quando ir – com clima subtropical em que prevalecem ventos do Caribe e temperatura média de 26ºC, Belize tem duas estações: a temporada seca, de dezembro a maio, e a temporada de chuvas, de junho a novembro, na qual também pode haver furacões, mas não é comum. A temporada mais alta é a seca.

Moeda – é o dólar de Belize (BZD). A cotação é sempre de US$ 0,50 para BZ$1. É comum encontrar preços em dólar dos EUA e ele é amplamente aceito.

Documentação – tudo que o brasileiro precisa para viajar para Belize é um passaporte válido por, pelo menos, três meses. Não são necessários vistos ou comprovante de vacinação. Porém, se o turista for ficar um ou mais dias no Panamá, vai precisar apresentar o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela, passageiros apenas em conexão não precisam.

Tags: Belize , caribe ,

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários