Recife anuncia planejamento ao redor da área do show de Paul McCartney

por:
19 de abril 2012

Neste final de semana, o Recife vai sediar um evento de visibilidade internacional com o show do ex-beatle Paul McCartney com duas noites de apresentação, no sábado (21/04) e domingo (22/04), no Estádio do Arruda. Para garantir maior infraestrutura na área externa e conforto aos beatlemaníacos, a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado montaram um plano efetivo envolvendo ordenamento do trânsito, do comércio informal, limpeza pública, ações de prevenção e assistência à saúde pública, atendimento ao turista e policiamento. Todas as ações foram apresentadas na manhã desta quarta (18/04) durante coletiva de imprensa no Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio.

De acordo com dados fornecidos pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE), o Recife deverá ter 100% de ocupação durante o final de semana. “Será um novo Carnaval na cidade, dada a ocupação total dos meios de hospedagem. A expectativa é de uma movimentação financeira de R$ 20 milhões com recursos trazidos por visitantes de fora do Recife. Estimamos receber aproximadamente 200 ônibus de turismo. A produção do show nos repassou que 13% dos ingressos foram vendidos para pessoas na Paraíba e 8% em Alagoas. A ocupação hoteleira já se equipara ao Carnaval”, comentou o secretário de Turismo do Recife, André Campos.

Para atender a este público que vem de outras localidades, será montado um Centro de Atendimento ao Turista próximo ao desembarque dos ônibus. Serão distribuídos mapas indicando os locais de acesso ao estádio e de ruas interditadas, além de folders com informações turísticas. As agências e operadoras de turismo do Brasil também receberam newsletter para que pudessem comercializar pacotes para a capital pernambucana.

A recomendação para chegar até o local é não usar carros particulares, dadas as interdições de ruas no entorno e também não haverá área para estacionamentos. Uma alternativa de transporte interessante é o ônibus expresso fruto de parceria entre a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e o Shopping Tacaruna. Serão 20 ônibus com tarifa de R$ 5 (ida e volta) mais o valor do estacionamento no Shopping. As saídas acontecem das 16h às 22h. O desembarque acontece na Avenida Beberibe. A parceria é realizada também durante o Carnaval.

Além disso, a frota de táxi será maior, pois como acontece durante o Carnaval, haverá um convênio entre os táxis de Olinda, Jaboatão e Recife, com livre circulação. A estimativa é de um aumento de 25% de veículos para os beatlemaníacos. O ponto de táxi evento será na Avenida Beberibe, entre a Estrada Velha de Água Fria e a Avenida Professor José dos Anjos.

A iluminação pública será reforçada para facilitar o deslocamento a pé em todo o entorno. Cerca de 40 garis irão atuar e está programada lavagem das ruas de entorno ao final de cada show. “Todos os órgãos envolvidos tem a determinação do prefeito João da Costa e do governador Eduardo Campos de cumprir rigorosamente o planejamento. Podemos considerar que é um evento preparatório para a Copa do Mundo e uma oportunidade de mostrar que a cidade tem capacidade de realizar grandes eventos”, afirma André Campos. Durante o final de semana, a cidade recebe ainda o Abril Pro Rock, show de Chico Buarque, entre outros.

Segurança – A Secretaria de Defesa Social (SDS) irá destinar 700 policiais e bombeiros para atuar no entorno do local do evento para que o show aconteça da forma mais tranquila possível nas duas noites de espetáculo. Dentro do estádio, 750 agentes particulares foram contratados pela organização do show. A Polícia Militar destinou um efetivo de 600 policiais com rádio patrulha, cavalaria e Rocam. A Polícia Civil manterá uma delegacia móvel em frente ao estacionamento do Hiper Bompreço. A Delegacia de Água Fria será a delegacia de plantão e a Delegacia do Turista estará atendendo no local. O Corpo de Bombeiros atuará com sistemas preventivos contra incêndio e pânico com a mesma metodologia que deverá ser usada na Copa das Confederações em 2013 e na Copa do Mundo em 2014. Serão 18 bombeiros/noite no local com um posto de comando avançado, viatura de incêndio para atendimento hospitalar e pronto atendimento.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários