- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Reconstruída após furacão, Saint Martin tem novidades para a temporada

Após a passagem do furacão Irma no ano passado, a Ilha de Saint Martin, no Caribe, se prepara para receber turistas na próxima temporada. Em comunicado oficial, Aida Weinum, presidente do Escritório de Turismo do lado francês de Saint-Martin, anuncia novidades para o turismo na ilha, que vem se reerguendo através de um intenso trabalho de reconstrução que já está beneficiando moradores e turistas.

As obras de reestruturação já são bem visíveis no recapeamento das estradas e na limpeza das praias, bem como na reabertura da maioria dos restaurantes, das lojas e de hotéis e pousadas. Cerca de 86% das atrações da região já estão operando normalmente, inclusive o famoso parque natural Loterie Farm e também a experiência de criar o seu próprio perfume na Tijon. Até dezembro, quase todos os estabelecimentos serão totalmente ou parcialmente reabertos.

Para hospedagem, serão aproximadamente 900 quartos disponíveis até o final do ano, incluindo o hotel mais luxuoso da ilha, o Belmod La Samanna, que será aberto em dezembro, sem contar as muitas opções de villas exclusivas que já estão renovadas. Em Grand Case – a capital gastronômica do Caribe – 17 dos 26 restaurantes estarão abertos no final do ano. Opções como o Le Bistrot de Caraibes e o Le Piment em Orient Bay já estão funcionando a todo vapor.

É visível em toda parte as melhorias de infraestrutura e do cenário da Ilha, principalmente em hotéis, restaurantes e atrações, trazendo de volta o brilho e o apelo do destino, um dos preferidos no Caribe. Entre outras novidades, vale destacar a implantação de cabos e fios elétricos que passam a ser subterrâneos, realçando a beleza das paisagens e das ruas da cidade, além de ser mais resistentes e com melhor controle no seu manuseio.

“Tivemos uma enorme oportunidade de reconstruir tudo de uma maneira certa e ainda melhor do que já era. Com foco e investimento no turismo, os dois lados da ilha (St Martin e St Maarten) estão emergindo como um destino mais forte e mais desejável”, afirma Aida Weinum.

O aeroporto internacional Princess Juliana, localizado na parte holandesa da ilha, foi reaberto em outubro, facilitando o acesso dos visitantes através de um terminal temporário. Já o aeroporto Grand Case, na parte francesa, não foi atingido pelo furacão e permanece aberto sem alterações. Os serviços de taxi e balsas para St Barth e Anguilla estão operando em regime temporário, mas serão 100% operacionais em novembro.

O turismo é a principal fonte de economia da ilha, que recebe viajantes do mundo inteiro, em sua maioria americanos, seguido de europeus, mas com crescente volume de brasileiros. Na América do Sul, o Brasil é o principal país emissor, seguido da Argentina.

A malha aérea já está quase pronta para levar os turistas para a ilha: 19 estão operando, incluindo três novas como a Air Century, Inter Caribbean e Aruba Airlines. Para os viajantes brasileiros, a melhor maneira continua sendo o voo via Panamá com a Copa Airlines, em operação desde o dia 02/06, ou via Miami com a American Airlines.