Uso de nova tecnologia será obrigatório a partir de 01º de abril - Crédito: Divulgação

Republica Dominicana facilita entrada e saída de turistas com E-Ticket

por: Redação
9 de março 2021

Para otimização de processos para turistas, a República Dominicana implementou um formulário eletrônico de entrada e saída chamado de E-Ticket. A plataforma digital substitui os três formulários que devem ser preenchidos pelos viajantes para ingressar no destino: o Cartão Internacional de Embarque e Desembarque, o Formulário de Declaração de Alfândegas e a Declaração Juramentada de Saúde do Viajante.

Para facilitar a transição entre as opções de papel e a plataforma on-line, até 31 de março de 2021, as autoridades irão aceitar os dois formatos e, a partir de 1º de abril de 2021, será aceito apenas o formulário digital.

O Ministério do Turismo do país também apresenta um guia rápido com cinco perguntas frequentes e suas respostas para que os viajantes estejam preparados para a sua próxima viagem à República Dominicana. Confira a seguir:

1. Onde é possível encontrar o E-Ticket e como deve ser preenchido?
Para acessar a plataforma do E-Ticket, é necessário acessar este link, disponível em sete idiomas, incluindo o português. O formulário irá solicitar informações gerais, como número do passaporte, endereço residencial e também onde o viajante irá se hospedar durante a visita à República Dominicana, além de informações de alfândega e declaração de saúde.

Ao finalizar, o sistema irá gerar um QR code, que deve ser guardado para apresentar às autoridades dominicanas no aeroporto. Os passageiros devem ainda completar o formulário para entrada e saída, o qual irá gerar dois QR codes. No entanto, apenas será necessário apresentar o código de entrada, podendo ser impresso ou em uma captura de tela pelo celular. O código gerado para o formulário de saída é apenas uma confirmação de que os dados foram inseridos corretamente.

Famílias que viajam juntas podem preencher apenas um formulário – Crédito: Divulgação

2. Para viagens em famílias, é necessário preencher um formulário para cada viajante?
As famílias que viajam juntas podem preencher apenas um formulário com os dados de todos os membros do grupo (até 7 pessoas no total). Os adultos devem preencher todos os formulários, enquanto as crianças não precisam apresentar aqueles voltados à alfândega. Ao finalizar, será gerado um QR code único para o grupo familiar.

3. O que acontece se o formulário não for preenchido antes da viagem?
Recomendamos que seja preenchido a partir de 72 horas antes do voo. Mas os aeroportos da República Dominicana disponibilizam internet Wi-Fi gratuita, o que facilita o preenchimento do formulário a partir de qualquer dispositivo com capacidade de acesso à rede sem fio. É imprescindível completar o formulário antes de passar pela Imigração.

4. O que acontece se, após o preenchimento do formulário, os planos de viagem mudarem?
Não será possível alterar os dados já enviados. Sendo assim, será necessário preencher o formulário novamente. Será considerado apenas o último formulário enviado por viagem.

5. Onde obter mais informações?
Há um vídeo explicativo e respostas para outras perguntas frequentes disponíveis em espanhol e inglês neste link.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários