Apontado pelos críticos como um dos melhores festivais do gênero no país, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival chega à nona edição. De 22 a 26 de junho, uma seleção dos melhores instrumentistas e intérpretes nacionais e internacionais se apresentará na cidade de Rio das Ostras, localizada na Região dos Lagos do Estado do Rio. Como nos anos anteriores, todos os shows serão gratuitos, em quatro palcos ao ar livre, com acesso liberado do público às apresentações.
O evento, que é considerado também um dos maiores do gênero na América Latina, aparece no International Summer Festival Guide 2011, da revista americana Downbeat, entre os 160 melhores festivais do mundo. Devido a sua importância, se consagrou definitivamente ao entrar para o calendário oficial de eventos do estado do Rio de Janeiro.
Serão cinco dias de shows gratuitos, com apresentações às 11h15 horas (Praça de São Pedro), 14h15 horas (Lagoa do Iriry), 17h15 horas (Tartaruga) e 20h (Costazul). O 9º Rio das Ostras Jazz & Blues Festival revela a sofisticação melódica do jazz e a força rítmica do blues. Em 2010, o festival recebeu cerca de 100 mil pessoas em todos os quatro dias, e a expectativa é de que atraia 120 mil este ano.
Já confirmaram presença talentos como Medeski, Martin & Wood e o saxofonista Bill Evans, o trompetista Nicholas Payton e a banda de eletro-jazz acústico Yellowjackets, que vem ao festival lançar o seu novo CD. Rio das Ostras vai ainda ser palco do encontro inusitado de dois ícones da música instrumental brasileira: Léo Gandelman e Azymuth. Mais informações: www.riodasostrasjazzeblues.com
Conheça a cidade de Rio das Ostras
Próxima ao famoso balneário de Armação dos Búzios, Rio das Ostras é considerado um dos melhores destinos da Costa do Sol e tem no turismo sua principal atividade econômica. Suas 15 praias desenham a costa e são seus maiores atrativos, mas também há uma gama de opções para os adeptos do ecoturismo, nesta cidade que fica há quilômetros da capital do Rio de Janeiro.
Para atender a grande demanda turística a cidade conta com mais de 70 hotéis e pousadas, com 3.300 leitos, além de cerca de 30 restaurantes e vários quiosques localizados na orla, principalmente em Costazul, local que foi contemplado com o projeto urbanístico mais moderno da região. As áreas de preservação do município provam que é possível crescer, preservando o meio ambiente. Ilhas, lagoas, o rio das Ostras e o manguezal são verdadeiras maravilhas para os amantes da natureza.
Com uma ampla variedade de atrações, Rio das Ostras é um dos únicos municípios turísticos no país, que oferece ao turista a associação entre o mar e o campo. No Circuito Ecorrural, é possível admirar outras paisagens. Há campos, montanhas, lagos e um “jeito da roça” capaz de encantar a todos, bem pertinho da cidade, em Cantagalo.