Rio de Janeiro divulga esquemas especiais de trânsito e transporte duante show de Paul McCartney

por:
13 de maio 2011

A Prefeitura do Rio, através da Riotur, preparou um esquema especial para atender a quem for assistir aos shows do cantor Paul McCartney, nos próximos dias 22 e 23, no Estádio Olímpico João Havelange, no Engenho de Dentro. O estacionamento interno do Engenhão estará fechado ao público e não serão criadas novas vagas na parte externa do estádio. Por isso, a recomendação da prefeitura é que o público utilize os meios de transporte público para chegar ao show. Quem não for participar do evento deve evitar passar de carro no entorno do estádio.

O esquema especial foi apresentado pelo Secretário Especial de Turismo e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello durante entrevista coletiva no Centro de Operações da Prefeitura da qual participaram também representantes de todos os órgãos envolvidos na operação.

“Não serão permitidos estacionamentos clandestinos. Nós vamos fiscalizar tudo com antecedência, antes de começar o show, com o apoio de todos os órgãos envolvidos. É a primeira vez que acontece um show desse porte no Engenhão, e será também a primeira vez no Rio de Janeiro que um esquema de transporte público deste porte será colocado em operação. E importante também que a população colabore, não indo de carro e aderindo aos trens e metrô. Quem não tiver necessidade, não precisa passar pelo local nos dias do show para não afetar o trânsito. Estamos fazendo de tudo para atender bem a população e a quem vai atender ao show”, disse Antônio Pedro.

Mais de 40 linhas de ônibus circularão pela região. Nos dois dias de apresentação, a Supervia disponibilizará trens extras partindo da Central do Brasil a cada 30 minutos. Haverá também sistema de conexão exclusiva para os usuários portadores dos bilhetes de integração trem-metrô.

Equipes de todas as secretarias e concessionárias envolvidas, com o apoio da Polícia Militar, trabalharão do Centro de Operações Rio, com especial atenção para o entorno do Engenhão, a estação de metrô próxima ao estádio e a Linha Amarela, principal via de acesso viário ao local do show.

Noventa mil pessoas são aguardadas para os dois dias de shows no Engenhão, sendo que muitas deles não estão acostumadas a usar trem. O secretário Antônio Pedro diz que vale a pena utilizar o transporte público, que trará conforto aos usuários. Ele acrescenta que a operação montada para o evento é nova, mas espera usá-la em grandes eventos que estão por vir e conta com o apoio da população.

“Muitos não estão acostumados a usar trem, mas vale a pena, porque facilita a chegada ao Engenhão. É uma situação nova para muitos, mas os trens são novos e terão ar condicionado. Esperamos que toda a operação montada seja uma boa surpresa e se torne uma rotina nos grandes eventos realizados na cidade, como no Rock In Rio. Vai ser fácil chegar ao estádio e com segurança. É uma operação montada para acomodar e receber bem todo mundo, mas diferente do futebol, sem torcidas organizadas. As pessoas devem ir em paz e curtir o show. Esperamos um belo espetáculo por parte da população também”.

Esquema de trânsito

A CET-Rio preparou um esquema de trânsito para os dias de show. A partir das 13h00 dos dias 22 e 23, as ruas Goiás, Arquias Cordeiro, Piauí, 24 de Maio, Dias da Cruz e avenidas Amaro Cavalcanti e Dom Helder Câmara terão o tráfego diferenciado e controlado até o escoamento de público e de veículos. A operação contará com 70 agentes de trânsito, entre guardas municipais e agentes da CET-Rio, e 100 apoiadores, que trabalharão para manter a fluidez do tráfego, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos e orientar os pedestres. As equipes contarão com 10 viaturas e 12 motocicletas.

Fiscais da Secretaria Municipal de Transportes também vão atuar no entorno do Engenhão, fiscalizando ônibus, táxis e vans.

Do Centro de Operações Rio, controladores vão monitorar a movimentação nos acessos e no entorno do estádio para implantar eventuais ajustes na programação dos semáforos, a fim de melhorar o fluxo de veículos e garantir a fluidez do trânsito. Eles contarão com sete câmeras da prefeitura espalhadas pela região (uma na entrada do estádio, uma no Viaduto de Todos os Santos, duas na Rua 24 de Maio, uma no Viaduto Castro Alves e outras duas na Dom Hélder Câmara), além das câmeras da PM e as imagens da concessionária Lamsa, responsável pela Linha Amarela.

Painéis de mensagens variáveis informarão sobre as condições de trânsito no entorno do estádio. As ruas Goiás, Arquias Cordeiro e Piauí, assim como as avenidas Amaro Cavalcanti e 24 de Maio, receberão um plano semafórico especial para priorizar o percurso de chegada ao estádio.

O estacionamento interno do Engenhão estará fechado ao público e não serão criadas áreas de estacionamento específicas para o show.

Esquema de transporte

Metrô e Supervia

No domingo, 22, trens extras serão colocados em circulação para atender o público. A partir das 17 horas, três composições extras com capacidade para seis mil passageiros vão sair de Japeri e outras três de Santa Cruz, com intervalo de uma hora. Oito trens extras vão partir da Central para o Engenho de Dentro sem paradas, a partir das 17 horas – com capacidade para 16 mil pessoas, eles sairão em intervalos de 30 minutos.

Na segunda-feira, 23, toda a frota estará operando a partir das 17h e mais oito trens extras vão partir da Central para o Engenho de Dentro sem paradas, com intervalos de 30 minutos. Nestes dias, também haverá reforço no número de agentes de segurança e de atendimento nas estações.

Os passageiros que forem aos shows do ex-Beatle podem comprar o cartão de integração com a SuperVia por R$ 4,20 e fazer a transferência na estação Central. Aos domingos, o metrô funciona até as 23h e na segunda-feira, até meia-noite. Nos dois dias de apresentação, a estação Central ficará aberta até a chegada do último trem da SuperVia.

Os ônibus do Metrô Na Superfície General Osório/Gávea e Botafogo/Gávea vão circular até a chegada da última composição nas suas estações. Os ônibus da linha Barra Expresso (Via Nova América/Del Castilho) realizarão serviço com ponto de parada próximo ao Engenhão.

Depois do show, trens partindo do Engenho de Dentro (nos dois dias):

– Destino a Santa Cruz, a cada 20 min.

– Destino Japeri, a cada 20 min.

– Destino Central, a cada 10 min.

A previsão para os dois dias de show é que o último trem saia da estação Engenho de Dentro às 02h20.

Como chegar

Trem – A Supervia disponibilizará trens diretos (com ar condicionado) da Central do Brasil para a Estação de Engenho de Dentro com intervalos de 30 minutos.

Metrô – Integração com o trem na estação Central do Brasil e com ônibus na estação Del Castilho.

Ônibus de linhas regulares – A frota das 40 linhas que passam pela área do evento, oriundas de todas as regiões da cidade, será aumentada para os dias de show. Uma linha exclusiva, proveniente do Shopping Nova América, vai integrar a estação do metrô Del Castilho ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, via Engenhão.

Táxi – Será permitido o desembarque de passageiros nas vias no entorno do estádio. Os táxis são autorizados a parar única e exclusivamente para o embarque e desembarque de passageiros e não poderão fazer fila dupla.

A Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

O acesso à Rua Dr. Padilha, no cruzamento com a Rua Arquias Cordeiro, será exclusivo para moradores, veículos credenciados e táxis.

Como sair

O planejamento de saída prevê a restrição de acesso às vias que contornam o estádio (exceto a Rua Arquias Cordeiro – Ala Sul) para garantir a segurança do público. Os usuários dos coletivos que usualmente seguem por essas vias vão se dirigir à Rua Piauí e à Av. Dom Helder Câmara.

Táxi – Embarque nas ruas Henrique Scheid, Dr. Padilha, Arquias Cordeiro (em frente à ala sul) e Av. Adolfo Bergamini.

Ônibus de linhas regulares – serão criadas 6 áreas de embarque de ônibus das linhas regulares que passam pela área do evento. As linhas regulares não relacionadas nas áreas de embarque e desembarque manterão seus itinerários e paradas intermediárias.

Recomendações importantes:

– Os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais com semáforos.

– Os motoristas que não forem ao show devem evitar circular pela Rua 24 de Maio, Av. Amaro Cavalcanti e Av. Dom Helder Câmara e ruas Goiás, Piauí e Arquias Cordeiro, procurando rotas alternativas para seus trajetos.

Choque de Ordem

A Secretaria Especial da Ordem Pública vai operar com 20 reboques e 226 agentes – entre Guardas Municipais, agentes do Controle Urbano, da Subsecretaria de Operações e da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques.    

No sábado, 21, a Seop fará uma operação noturna preventiva para impedir a instalação de ambulantes nos arredores do estádio. Para esta operação serão mobilizadas duas viaturas, dois agentes do Controle Urbano e dois guardas municipais. Dezesseis GMs do Grupo de Ações Especiais (GAE) estarão de plantão, dando suporte à operação.

No domingo, 22, e na segunda-feira, 23, haverá 14 barreiras contra ambulantes operadas por agentes do CCU e Guardas Municipais nas principais ruas das imediações do estádio.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários