Santana de Parnaíba (SP) inicia preparativos para Festa de Corpus Christi

por:
23 de maio 2012

Considerada a maior manifestação de religiosidade e fé do Estado de São Paulo, a Festa de Corpus Christi em Santana de Parnaíba – cidade localizada a 35 quilômetros da Capital – será realizada no próximo dia 07 de junho e deve atrair milhares de pessoas para participar da comemoração e conferir o famoso e multicolorido tapete de serragem, que cobre as principais vias do Centro Histórico.

Organizada pela Paróquia Santa Ana, juntamente com a Prefeitura de Santana de Parnaíba, os preparativos para a festa já começaram desde o dia 14 de maio, com a preparação da serragem colorida, que será usada na elaboração do tapete artesanal. O trabalho é feito, todos os anos, pelos funcionários da Oficina Cultural, setor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Ao todo, serão produzidos para o evento 80 m3 de serragem em cores variadas, sendo metade de serragem grossa e a outra metade de serragem fina. O processo de tingimento é bastante simples. Primeiro, ela é peneirada, para depois receber a cal virgem, que substitui a cor branca, e a anilina, responsável por dar todo o colorido do material.

No caso da anilina, antes de ser jogada à serragem, ela é dissolvida em água quente e álcool. Na seqüência, é adicionada à água em temperatura ambiente, colocada em um recipiente, juntamente com a serragem, permanecendo lá em torno de 15 a 20 segundos. Logo depois, ela é colocada em um tablado de madeira coberto com lona para ensacamento imediato.

Este ano, a Festa de Corpus Christi terá como tema “A Eucaristia é fonte de vida na saúde do povo”, que será retratado no tapete artesanal de serragem, com cerca de 850 metros de extensão, que contará com um total de 60 quadros.
 
Programação

A movimentação da festa começa, tradicionalmente, nas primeiras horas da manhã, quando tem início a montagem do tapete, que começa às 06h00. A atividade envolve cerca de mil pessoas da comunidade católica da cidade e de paróquias da região.

O tapete, como é de costume, será montado nas principais ruas do Centro Histórico: Largo da Matriz, Rua Suzana Dias, Largo São Bento, Rua Santa Cruz, Rua Bartolomeu Bueno, Praça 14 de Novembro, Praça da Bandeira e Rua Padre Miguel Mauro. Ele é usado para lembrar o mistério da Eucaristia – o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo – que, segundo a Bíblia, foi instituído pelo próprio Filho de Deus no dia da Santa Ceia.

Este ano, serão realizadas duas missas para a celebração da data. A primeira, às 10h00, na Igreja Matriz e a segunda será uma missa campal, às 15h00, na Praça 14 de Novembro, seguida pela tradicional procissão sobre o tapete artesanal, sempre acompanhada por milhares de fiéis.

Além da programação religiosa, os moradores e turistas podem aproveitar o dia para visitar a Feira de Artesanato, que será montada na Praça 14 de Novembro, na Praça da Bandeira, no Largo São Bento e na Rua André Fernandes. Já a Feira da Alimentação será montada na Rua Conde de Monsanto (atrás da Igreja).

Quem quiser obter mais informações sobre o Corpus Christi em Santana de Parnaíba deve entrar em contato no Centro de Informações Turísticas (CINTUR), setor da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, pelo telefone 4154-1874, ou no site da Prefeitura: www.santanadeparnaiba.sp.gov.br.

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários