Santana do Parnaíba (SP) divulga programação para Festa de Corpus Christi

por:
13 de junho 2011

No próximo dia 23 de junho, o Centro Histórico de Santana de Parnaíba vai receber milhares de fiéis, vindos de diversos bairros da cidade e de outros municípios brasileiros, para a Festa de Corpus Christi – que é organizada pela Prefeitura local em parceria com a Paróquia Santa Ana. Considerada uma das maiores manifestações de religiosidade e fé do Estado de São Paulo, a celebração deve atrair ao município, este ano, um público estimado de mais de 50 mil pessoas, durante todo o dia. Para garantir o sucesso do evento, a municipalidade já começou os preparativos para a festa, cuja programação conta com missas e procissão sobre o colorido tapete de serragem.

Este ano, a festa vai ter como tema “A eucaristia recria, sensibiliza a humanidade para o amor e o cuidado à criação”, que será retratado no tapete artesanal de serragem colorida, com cerca de 850 metros de extensão, que contará com um total de 59 quadros. Os desenhos serão baseados na Campanha da Fraternidade de 2011, cuja abordagem traz a idéia de Deus sobre a natureza e o modo como a sociedade a vem tratando, refletindo em problemas ecológicos sofridos no mundo todo, como a poluição e o aquecimento global e, por outro lado, a reciclagem como uma das alternativas para solucioná-los.

A movimentação começa, tradicionalmente, nas primeiras horas da manhã, quando tem início a montagem do tapete, que, este ano, está previsto para começar às 6 horas. A atividade envolve cerca de mil pessoas da comunidade católica da cidade e de paróquias da região. “A Festa de Corpus Christi, assim como os outros eventos que integram o calendário oficial da cidade, já se tornou uma tradição no Estado. Muito mais do que uma celebração de antigos costumes parnaibanos, esta iniciativa é um verdadeiro retrato de devoção e fé da população”, ressalta o Prefeito Silvinho Peccioli.

O tapete, como é de costume, será montado nas principais ruas do Centro Histórico: Largo da Matriz, Rua Suzana Dias, Largo São Bento, Rua Santa Cruz, Rua Bartolomeu Bueno, Praça 14 de Novembro, Praça da Bandeira e Rua Padre Miguel Mauro. Ele é usado para lembrar o mistério da Eucaristia – o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo – que, segundo a Bíblia, foi instituído pelo próprio Filho de Deus no dia da Santa Ceia.

Ao longo da festividade, serão realizadas três missas, sendo a última campal, na Praça 14 de Novembro, às 15h30, – presidida pelo Bispo Dom Vicente Costa, da Diocese de Jundiaí – seguida pela tradicional procissão por cima do tapete artesanal, acompanhada por milhares de fiéis. Após a procissão, o Santíssimo será recepcionado pelo grupo “Coração de Rei”, no palco montado na Praça 14 de Novembro. Este mesmo grupo apresentará canções ao final da cerimônia.

Além da programação religiosa, os moradores e turistas podem aproveitar o dia para visitar a Feira de Artesanato – na Rua André Fernandes e na Praça da Bandeira – e a Feira de Alimentação, que será montada na Rua Pedro Procópio. Já no Largo da Matriz, o visitante poderá degustar verdadeiras delícias na barraca do Centro de Convivência da Terceira Idade, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Preparativos da serragem

Embora a preparação da serragem colorida, que é usada na elaboração do famoso tapete artesanal, teve início na última quarta-feira (08/06), a organização do evento já começou há algumas semanas. Elaborada por 15 funcionários da Oficina Cultural, setor da Secretaria Municipal de Cultura Turismo, o material usado em um dos grandes destaques do Corpus Christi é produzido de maneira artesanal.

Ao todo, serão produzidos para o evento 80 metros cúbicos de serragem em cores variadas, sendo metade de serragem grossa e a outra metade de serragem fina. O processo de tingimento é bastante simples. Primeiro, ela é peneirada, para depois receber a cal virgem, que substitui a cor branca, e a anilina, responsável por dar todo o colorido do material.

No caso da anilina, antes de ser jogada à serragem, é dissolvida em água quente e álcool. Na seqüência, ela é adicionada à água em temperatura ambiente, colocada em um recipiente grande, juntamente com a serragem, permanecendo lá em torno de 15 a 20 segundos, e depois é colocada em um tablado de madeira coberto com lona para ensacamento imediato.

As Polícias Militar e Civil darão apoio ao evento. Quem quiser obter mais informações sobre o Corpus Christi em Santana de Parnaíba devem entrar em contato no Centro de Informações Turísticas (CINTUR), setor da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, pelo telefone 4154-1874.

Histórico da data

A celebração da festa de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa Corpo de Cristo, teve origem em 1243, em Liége, na Bélgica, quando a freira Juliana de Mont Cornion teve visões de Cristo, manifestando o desejo de que a ocasião fosse lembrada com destaque. Em 1264, o evento foi estendido para toda a Igreja Católica, por determinação do Papa Urbano IV.

Não há registro histórico sobre quando as ruas de Santana de Parnaíba teriam começado a ser enfeitadas no dia de Corpus Christi. Sabe-se que até 1968 – ano em que a serragem passou a integrar o painel de cores – as ruas e janelas de Santana de Parnaíba eram ornamentadas com flores vermelhas de São João, muito comuns nos meses de junho e julho.

Veja a programação completa do Corpus Christi 2011:

Horário

Evento

06h00

Início da montagem dos tapetes de serragem.

09h00 e 11h30

Missa na Igreja Matriz e Adoração ao Santíssimo.

15h30

Missa Campal, presidida pelo Bispo Dom Vicente Costa, da Diocese de Jundiaí, seguida de procissão pelo Centro Histórico.


 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários