São Carlos se prepara para realizar a sua mais tradicional festa, a 45ª Festa do Clima, que começa na próxima sexta-feira (29/04) e termina no domingo (1º/5). Promovida pela Prefeitura municipal, por meio da Coordenadoria de Artes e Cultura, a Festa deste ano acontece no Pavilhão São Carlos Exposhow, mesmo local da 49ª Exposição Nacional de Orquídeas e do 3º Salão Regional de Turismo.
Há uma década a Festa do Clima vem retomando as características pelas quais ficou conhecida em todo o estado. “Antigamente havia o costume de cunharmos as cidades devido às suas características, o que fez com que São Carlos ficasse conhecida como a Capital do Clima, tanto pelo ar puro como também devido às variações climáticas existentes num mesmo dia no município, quando por vezes se manifestavam elementos das quatro estações. A Festa do Clima se tornou tradicional inclusive por ser a primeira e mais antiga festa realizada em São Carlos. Estamos procurando atrair cada vez mais as famílias do interior e agradar a todos os gostos, buscando ser referência no cenário regional, já que se trata da festa mais tradicional da cidade”, conta Telma Olivieri, coordenadora municipal de Artes e Cultura.
Segunda Telma, a população poderá apreciar durante os três dias da Festa do Clima uma série de atividades culturais com músicas, espetáculos circenses, brincadeiras com crianças e trupes de animação. Paralelamente à Festa, as escolas municipais junto à Coordenadoria de Meio Ambiente realizarão atividades de preservação e valorização ambiental, com o plantio de árvores e palestras.
O estacionamento para o evento foi ampliado e o pavilhão, por ser um ambiente fechado, evita problemas como mudanças climáticas, proporcionando ainda mais segurança e conforto ao público.
A Festa terá início às 19h00 da sexta (29) e a abertura oficial da Exposição Nacional de Orquídeas ocorrerá às 20h00, evento que contará com mais de 100 expositores de 50 cidades do país. Logo após, às 20h30, haverá a abertura do 3º Salão Regional de Turismo. Logo depois, o palco principal do pavilhão receberá um dos maiores representantes da música sertaneja de raiz, o cantor e compositor Tinoco. Para fechar as apresentações da noite, haverá show com a Banda Mandinga às 21h30. Segundo Telma, os eventos promovidos buscam valorizar os grupos locais, estimulando a participação das bandas em apresentações de grande importância para São Carlos.
No sábado, as atrações principais ficarão por conta dos shows de Rodrigo Zanc, às 15 horas, e de Simoninha (com a participação de Cláudio Zóli) a partir das 20h00. Entre as atrações destacam-se as homenagens aos Esportistas do Ano. O encerramento da festa, no domingo, será marcado pelas apresentações da escola livre de música Maestro João Seppe, às 11h00, da banda Doce Veneno e pelas homenagens aos Trabalhadores, às 17h00, com entrega de prêmios do Concurso de Inovação em Gestão.