São Luís recebe título de Capital Americana da Cultura

por:
21 de abril 2012

O prefeito de São Luís, João Castelo, recebeu o diploma que concede o título oficial de “Capital Americana da Cultura 2012” a São Luís, esta semana, em cerimônia realizada no Teatro Arthur Azevedo.

Além do título de Capital Americana da Cultura, Castelo recebeu também o certificado dos Sete Tesouros do Patrimônio Cultural Material de São Luís, das mãos do presidente do Bureau Internacional de Capitais Culturais, Xavier Tudela.

Na solenidade, o prefeito destacou a importância de receber o título no ano em que se celebra o quarto centenário da capital ludovicense, e decretou aberta, oficialmente, a programação das atividades culturais na capital maranhense inerentes às comemorações pelos 400 anos de fundação. Em seu pronunciamento, ele destacou a diversidade cultural e o potencial arquitetônico da cidade.

“Este título, que tem o reconhecimento público de um organismo internacional, muito nos honra e engrandece nossa cidade e o nosso povo, pois temos uma rica cultura popular e um patrimônio material arquitetônico grandioso. A honraria vem somar ao título de Capital Brasileira da Cultura de 2009, que recebemos no primeiro ano de minha gestão e dedico este título, mais uma vez, à população de São Luís e do Maranhão”, destacou João Castelo.

O presidente do Bureau Internacional de Capitais Culturais, Xavier Tudela, frisou o destaque que São Luís terá com a divulgação de suas potencialidades turísticas e cultuais, que serão divulgadas para o mundo, através de canais internacionais de televisão, como o Antena 3 Internacional.

“São Luís terá uma projeção grandiosa e pessoas do mundo todo vão poder ver e se interessar em visitar esta cidade que tem elementos fundamentais para potencializar seu turismo, sua cultura e sua história”, disse Xavier Tudela.

Presente à cerimônia, o diretor geral da Capital Americana da Cultura, Mario Vendrell, afirmou que o título internacional atribuído a São Luís irá potencializar a cidade, seu povo e sua cultura. “Com este título, São Luís será referência mundial do continente americano e estimulará novos visitantes a conhecerem esta cidade que tem um valor inquestionável”, relatou.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, o título vai difundir a capital para 36 países, com transmissão internacional, sendo esta uma oportunidade única de divulgação da cidade de São Luís para Brasil e o mundo, nos seus 400 anos de história.

Participaram da solenidade, a deputada estadual Gardênia Castelo, os vereadores Gutemberg Araújo, Ivaldo Rodrigues e Vieira Lima; secretários e representantes de órgãos municipais; empresários, personalidades maranhenses, jornalistas, entre outros convidados, e os brincantes das manifestações populares que marcaram presença no Teatro Arthur Azevedo para festejar o título.

Antes de a cerimônia começar, os grupos saíram em cortejo da sede da Prefeitura de São Luís até o teatro.

Durante a entrega do título, houve apresentações culturais, do Coral São João, que executou o Hino da Cultura Popular Maranhense – a canção “Urrou o Boi”, de Coxinho – interpretado pelos cantadores de bumba-meu-boi Basílico, do Boi da Fé em Deus; Ribinha, do Boi de Maracanã; e Zequinha, de Coxinho.

Escolha unânime – A escolha de São Luís se deu não somente por conta das belezas naturais, do patrimônio histórico e intelectual e de sua diversidade cultural, mas também pelo momento ímpar de sua história, que é o quarto centenário da capital ludovicense. Tanto que, segundo o Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), entidade gestora do título, não realizou um concurso para escolha da sede este ano.

Desde quarta-feira (18/04), a cidade de São Luís será projetada também ao mundo pelo canal “Antena 3 Internacional”, que divulgará um anúncio de TV com 30 segundos de duração. A exibição mostrará os atrativos de São Luís nos âmbitos da arquitetura, das tradições, da gastronomia, arte, história, e outros elementos culturais da cidade.

A programação é recebida em cinco milhões de lares de 19 países iberoamericanos e EUA. Também está acessível para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo através da Internet, no site www.teleporlared.com ou www.antena3.com

Mais um título cultural – Em 2009, São Luís já havia sido eleita Capital Brasileira da Cultura. Na época, a cidade foi escolhida por um júri constituído por representantes dos ministérios da Cultura e de Turismo e pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais.

A candidatura de São Luís à Capital Brasileira da Cultura foi uma iniciativa do São Luís Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Prefeitura de São Luís, através da Fundação Municipal da Cultura (Func).

Veja as seguintes cidades que, até agora, já receberam o título de Capital Americana da Cultura:

2000: Mérida (México)

2001: Iquique (Chile)

2002: Maceió (Brasil)

2003: Cidade do Panamá (Panamá) e Curitiba (Brasil)

2004: Santiago (Chile)

2005: Guadalajara (México)

2006: Córdoba (Argentina)

2007: Cusco (Peru)

2008: Brasília (Brasil)

2009: Asuncão (Paraguai)

2010: Santo Domingo (República Dominicana)

2011: Quito (Equador)

2012: São Luís (Brasil)
 

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários