- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Sejamos turistas melhores em 2019

A gente sempre começa um novo ano com promessas e esperanças. Também esperamos que os governantes façam mais pelo povo, e isso no Brasil chega a ser até algo ingênuo. Viajando nos últimos anos, eu vi muito turista, brasileiro e de outros países, com atitudes ruins e confesso que já tive algumas delas. Então, a minha sugestão é que a gente tente, por pequenos gestos, ser cidadãos e, por consequência, turistas melhores, não ficar esperando que a mudança venha só do além ou da política. Para isso, sugiro algumas atitudes para 2019:

1 – Cuidado com a foto dos outros
Todo mundo gosta de tirar foto quando viaja e os pontos turísticos costumam lotar de gente fazendo uma recordação. Faça o possível para não ser mala e não aparecer ou passar na frente da foto do outro. Em novembro, em Key West, Flórida, estava no Southernmost Point, o ponto mais ao sul dos EUA, e todo mundo faz fila para tirar foto com o marco que tem por lá. Mas um casal, não era brasileiro, resolveu que não iria pegar fila e ficou tentando fazer foto atrás do marco e, com isso, saindo na foto de várias pessoas que pegaram fila, inclusive na minha. O que me deixou mais brava era que de fato havia uma fila organizada, só que esse casal resolveu se achar mais esperto que todos e fazer isso, não seja essa pessoa.

Todos fazem fila no Southernmost Point em Key West para tirar foto, mas essa mulher achou que para ela não precisava de fila

2 – Não tire tantas fotos a ponto de atrapalhar quem está ao redor
Eu tenho que tirar fotos e fazer vídeos de praticamente tudo das viagens por conta do meu trabalho e, mesmo assim, ainda tento fazer o mínimo possível. Para compensar, eu não tiro tantas fotos minhas, nem tenho paciência. Algo que me irrita muito são aquelas pessoas que querem tirar fotos enlouquecidamente a ponto de atrapalhar a visão dos outros turistas. Tenho que dizer que nesse quesito os turistas asiáticos são os que mais me perturbam tirando fotos de tudo o tempo inteiro e, claro, a maioria não vai usar as 200 fotos no mesmo local para nada. O clássico é ir ao Museu do Louvre, Paris, e não conseguir enxergar o quadro da Monalisa porque tem umas 40 pessoas fazendo selfie. Gente, se toca.

3 – Respeite os costumes locais
Eu sei que há países com costumes muito chatos e até absurdos para nós, brasileiros. As mulheres parecem sofrem ainda mais por não poderem usar determinado tipo de roupa em alguns destinos e isso me revolta. Só que não tem muita coisa que possamos fazer além de respeitar os costumes para sermos bem educados e também para evitar problemas. Então, tente saber um pouco da cultura de cada lugar antes de ir.

4 – Tente se comunicar melhor
Estava em um restaurante em Orlando com meu marido e um casal de brasileiros por volta dos 30 anos sentou ao nosso lado. O garçom que os atendeu não falava português. O casal não fez o mínimo esforço para dizer qualquer palavra em inglês com ele e sabe Deus como saiu o pedido. Você tem que saber a língua de todos os países que visita? Claro que não, só que também ninguém tem obrigação de saber o seu idioma. Pense que quando você vai para outro país é como se estivesse visitando a casa de outra pessoa que pouco conhece e precisa ter o mínimo de boas maneiras, o estrangeiro é você, você é quem precisa se adequar, não os nativos. Então, faça o favor de pelo menos colocar um aplicativo no celular para se comunicar melhor ou aprender algumas palavras básicas. E, no caso, o exemplo aconteceu nos EUA, não é tão difícil para pessoas jovens e instruídas aprenderem pelo menos a pedir um prato de comida em inglês, não estamos falando de grego.

5 – Respeite as proibições
Nos últimos dias deste mês de dezembro, seis jovens desaparecem no sul de Minas Gerais após entrarem em uma cachoeira privada. O acesso era proibido. Houve uma enxurrada, cinco deles morreram e um voltou para casa andando após vários dias. Caso os turistas tivessem respeitado a proibição, isso não teria acontecido porque o responsável pelo local declarou que de fato era perigoso, por isso o acesso proibido. Mesmo assim, não só essas pessoas, mas diversas outras vão tomar banho na cachoeira em questão. Então, se é proibido, não faça. Alguns países proíbem o consumo de bebida alcoólica na rua, por exemplo, você não pode tomar uma cerveja sentado na calçada. É a lei, por mais chata ou absurda que pareça, respeite. Você nem sabe o motivo das proibições, às vezes é só algo sem sentido mesmo ou para proteger as pessoas, independente disso, respeite. Você não quer se acidentar, morrer ou ser preso, não é mesmo?

6 – Recicle sempre que possível
No Brasil não tem lixeiras em todas as ruas e atrações, apenas em alguns locais, mesmo assim, aproveite a oportunidade para jogar o lixo no local correto quando houver a separação, não ignore isso. Em alguns países encontramos esse tipo de lixeira com maior facilidade, então, recicle. A questão do acúmulo de lixo é séria em todo o mundo e, apesar de no Brasil não termos uma orientação boa sobre reciclagem, é importante tentar entender e reciclar sempre que possível, ainda mais se um outro país te dá essa chance. E não preciso nem dizer para não jogar lixo no chão, né? Em São Paulo, infelizmente, vejo gente fazendo isso o tempo todos.

7 – Deixe a viagem te transformar
Trabalhando com turismo e convivendo com pessoas que viajam muito, percebo que, infelizmente, muita gente viaja e continua uma ameba. A pessoa roda o mundo e não faz esforço nenhum para entender a cultura do outro, não tem empatia alguma e não reconhece sua posição privilegiada. Pois é, senhores, isso acontece com o povo que trabalha com turismo, tem facilidade para viajar, faz viagens que jamais poderia pagar e fica cada vez mais arrogante. Porém, não é privilégio do pessoal do meu setor não, conheço muita gente que fica assim, mesmo aqueles que de fato pagam as viagens, viajam apenas para perpetuar seus preconceitos e não para parar e ser espectador desse mundão. Olhe ao seu redor, tenha empatia e volte melhor e não pior de uma viagem, se for para não ser tocado, senta no sofá de casa e fica assistindo algum boçal na TV, no Brasil há vários.

Para generalizar, tenha mais respeito e noção no próximo ano, mal não irá fazer. Um bom ano de 2019 para todos, que as viagens deixem vocês cada vez mais ricos de cultura.