Curaçao, no Caribe, realizará entre os dias 02 e 03 de setembro, a segunda edição de um dos festivais mais conceituados na Europa – o North Sea Jazz Festival. Em 2011, o festival trará três ícones do jazz: Stevie Wonder, Sting e Dionne Warwick, além de outros grandes nomes da música.
Com 50 anos de carreira, Stevie Wonder é considerado uma inspiração para muitos artistas. Com 49 sucessos que alcançaram o top das 40 músicas mais tocadas no mundo, além de 25 Grammy Awards, ele é também lembrado pelo seu envolvimento na luta contra o apartheid na África do Sul e pela campanha “We are the World” contra a fome na África em 1985.
Já o músico, cantor e ator inglês Sting que, antes de sua carreira solo, foi o principal compositor, cantor e baixista da banda de rock The Police, também confirmou presença no festival. Sting, que sempre fez questão de trabalhar com grandes músicos como Brandford Marsalis, combinando elementos do jazz ao estilo musical do The Police, vai apresentar seus grandes sucessos influenciados pelo soul e jazz.
Além de Sting, a cantora norte-americana Dionne Warwick, uma das vozes mais famosas do show business mundial, promete apresentar as canções que marcaram seus 48 anos de carreira e cerca de 66 milhões de discos vendidos, incluindo “Walk on By”, considerada uma das 200 músicas mais bonitas da história pela revista americana Rolling Stone.
Concertos gratuitos marcam abertura do evento
A programação oficial do North Sea Jazz Festival tem início uma semana antes do evento principal. No dia 29 de agosto, alguns concertos gratuitos devem acontecer ao longo da ilha, como o que terá a participação da banda cubana Los Van Van. Com 40 anos de existência e reconhecida por seu vasto repertório influenciado pelo rock e funk, Los Van Van possui 30 álbuns gravados e um Grammy Award e é considerada uma das mais importantes e influentes bandas da história da música popular cubana.
A pianista e cantora brasileira Eliane Elias, é outra atração que se apresentará no mesmo dia. Ela, que já trabalhou com Toquinho e Vinicius de Moraes, possui uma vasta carreira internacional, com participações nos principais concertos mundiais.
História do Festival
O North Sea Jazz Festival acontece todos os anos na Holanda desde 1976. É considerado um dos mais importantes eventos do gênero em todo o mundo. Desde 2006, o evento acontece na cidade de Roterdã e logo em sua primeira edição, reuniu mais de 300 músicos, entre os quais lendas do jazz como Sarah Vaughan, Count Basie, Dizzy Gillespie e Stan Getz, além de artistas holandeses.
Com o passar do tempo, devido o grande sucesso, os organizadores decidiram realizar uma “versão não européia” do Festival, sendo que nos últimos anos o local escolhido foi a África do Sul.
A partir de 2010, no entanto, o Caribe passou a ser o palco deste importante evento musical, abrigando anualmente o Curaçao North Sea Jazz Festival. Cerca de 17 mil pessoas participaram da primeira edição do evento, realizada entre os dias 03 e 04 de setembro de 2010 no World Trade Center, em Piscadera Bay, Curaçao. Além da população da ilha ter prestigiado enormemente o evento, muitos turistas do Brasil, demais países da América Latina, dos Estados Unidos, Canadá e até mesmo da Europa, especialmente da Holanda e da Alemanha, participaram da primeira edição do festival, que foi um verdadeiro sucesso.
Confira os artistas que devem participar do North Sea Jazz Festival
Stevie Wonder (EUA)
Sting (Inglaterra)
Dionne Warwick (EUA)
Ruben Blades (Panamá)
Chic (EUA)
Earth Wind & Fire (EUA)
Chucho Valdés (Cuba)
Los Van Van (Cuba)
Poncho Sanchez (EUA)
Terence Blanchard (EUA)
Danilo Perez (Panama)
Eliane Elias (Brasil)
Levi Silvani (Curaçao)
Pernell Saturnino (Curaçao)
Serviço
North Sea Jazz Festival
Quando: 02 e 03 de setembro de 2011
Onde: World Trade Center (WTC), Piscadera Bay, Curaçao