- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Suíça irá liberar certificado Covid para quem tomou Coronavac

Apesar de brasileiros imunizados com todas as vacinas utilizadas no Brasil poderem entrar na Suíça, quem tomou a Coronavac não conseguia acessar estabelecimentos fechados há algumas semanas. Isso aconteceu porque a Suíça passou a aceitar nesses locais, como restaurantes, apenas os vacinados com imunizantes aprovados pelo EMA (European Medicines Agency) e a Coronavac ainda está sob análise neste órgão.

Sendo assim, quem tomou imunizante aprovado pelo EMA consegue já o certificado Covid e entra nesses locais, mas, quem recebeu Coronavac e vai para Suíça, precisa apresentar testes antígenos negativos para covid-19 feitos a cada 48 horas ou PCR feito a cada 72 horas até o fim de novembro para acessar esses estabelecimentos. Porém, a partir de 01º de dezembro, a situação vai mudar. O país europeu vai passar a emitir o certificado Covid também para quem recebeu esse imunizante.

A única diferença é que os vacinados com a Coronavac terão um certificado Covid válido por apenas 30 dias e aceito apenas na Suíça, e não em outros países europeus. Quem tomou imunizantes aprovados pelo EMA têm certificado com validade de 365 dias.

O formulário para requerimento está disponível eletronicamente neste link para preenchimento e envio dos documentos. O prazo para o recebimento do certificado é de até cinco dias.

Documentos necessários para solicitar o certificado Covid para todos:

– Informações sobre sua nacionalidade (por exemplo, cópia do passaporte);

– Confirmação da vacinação (por exemplo, certificado de vacinação com detalhes do titular, vacinas administradas, a instituição que realizou a vacinação, data da vacina. O turismo da Suíça sugere a plataforma ConectSUS, onde é possível emitir o certificado de vacinação digital com QR Code. Para aqueles que já foram totalmente imunizados a plataforma também disponibiliza o certificado em espanhol e inglês;

– Motivo da sua estadia na Suíça, quanto tempo você está hospedado e local;

– Prova de chegada à Suíça (por exemplo, passagem aérea, passagem de trem ou reserva de acomodação).

Os documentos necessários devem ser apresentados em alemão, francês, italiano ou inglês. Após submeter a sua solicitação é necessário baixar o aplicativo Covid Certificate gratuitamente na Apple App Store, Google Play Store ou Huawei App Gallery. O certificado Covid também pode ser entregue diretamente ao aplicativo.

Para a aquisição do certificado será cobrado uma taxa para cobrir os custos de emissão do certificado covid. A taxa custa em média 30 francos suíços.

Quem tomou a Coronavac, após os trigésimo primeiro dia de estada no país, os turistas devem realizar testes rápidos Sars-CoV, o teste RT PCR é válido por 72 horas a partir do momento da coleta da amostra e o teste rápido de antígeno é válido por 48 horas a partir do momento da amostragem

O resultado do teste será enviado por e-mail ou SMS e será possível fazer upload do resultado no aplicativo Covid Certificate através do QR Code ou PDF enviado pelo laboratório.

Com a proposta de proteger cidadãos e visitantes, a ida a um restaurante, museu ou qualquer outra atividade interna, exceto compras ou transporte público é permitida somente para os titulares de um certificado Covid-19 suíço. Os certificados de cidadãos da UE são aceitos e/ou podem ser convertidos em um certificado suíço.

Transportes públicos, mercados, lojas e shoppings não exigem o certificado Covid. Já restaurantes, museus e atrações como os famosos trens panorâmicos exigem o certificado. Passeios de montanha como Jungfraujoch – Top of Europe e Titlis continuam funcionando normalmente, o certificado será exigido apenas nos restaurantes.

Quem pode entrar na Suíça?

Nada foi alterado neste sentido. Os visitantes que foram completamente imunizados com duas doses da vacina (ou vacinas de dose única) nos últimos 12 meses têm permissão para entrar na Suíça sem precisar fazer o teste PCR ou cumprir quarentena, a regra é válida para viagens desde 26 de junho de 2021. As vacinas aceitas atualmente são aquelas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde: BioNTech, Moderna, Pfizer, Janssen, AstraZeneca, Sinovac, Sinopharm e Serum Institute of India.

Após a segunda dose da vacina é permitida a entrada no país no mesmo dia. Os imunizados com a vacina do laboratório Janssen precisam aguardar 22 dias após a data da vacinação para embarcar. Necessário que a última dose da vacina (ou dose única) tenha sido nos últimos 12 meses – no caso da Janssen são 12 meses e 22 dias.

Crianças de até 16 anos acompanhada pelos pais são isentas de comprovação de vacinação. Passageiros entre 16 e 18 anos não precisam apresentar o certificado de imunização, somente teste PCR negativo válido dentro das 72 horas. Menores de 18 anos não vacinados ainda não estão autorizados a entrar no país desacompanhados. Para passageiros em trânsito ou conexão é necessário verificar as regras com a cia aérea.

Para retornar ao Brasil é necessário sempre apresentar o teste PCR negativo emitido em menos de 72 horas ou antígeno em menos de 24 horas.
Brasileiros completamente imunizados com as vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos deverão providenciar um certificado COVID digital, disponível para estrangeiros vacinados com uma vacina aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Resumo de regras para quem tomou Coronavac

Brasileiros vacinados com a Coronavac com viagem antes de 01.12.2021: Nada muda. Continuam sendo bem-vindos na Suíça, mas precisarão apresentar um certificado COVID válido – adquiridos através de teste PCR negativo emitido em menos de 72 horas ou antígeno em menos de 48 horas.

Brasileiros vacinados com a Coronavac com viagem a partir de 01.12.2021: Poderão solicitar o certificado Covid, porém será válido por 30 dias de permanência na Suíça, a partir do trigésimo primeiro dia será necessário testagem para a aquisição do certificado – teste PCR negativo emitido em menos de 72 horas ou antígeno em menos de 48 horas.

O governo suíço desenvolveu uma página com informações dedicadas de acordo com nacionalidade de cada turista, acesse aqui.