- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Estabelecimentos da Suíça exigem certificado sanitário do país ou da UE, veja o que fazer

Matéria atualiza em 10/09 às 14h21

No fim de junho, a Suíça liberou a entrada de turistas brasileiros completamente vacinados com todos os imunizantes usados no Brasil: Coronavac, Pfizer, Janssen e Astrazeneca. Mas, uma notícia veio para preocupar os brasileiros que vão para o país: a partir da próxima segunda-feira (13/09), todos os estrangeiros terão que apresentar um o comprovante de vacinação da União Europeia e que também pode ser convertido no certificado suíço, porém, os de fora do bloco não são aceitos.

Essa regra é válida apenas para ambientes fechados, como museus e restaurantes, exceto lojas, hotéis e transporte público. Porém, locais com área ao ar livre não precisam exigir o certificado. Mas, como o brasileiro pode resolver essa situação já que o único certificado usado é o do Conecte SUS? A outra opção é mostrar um teste antígeno negativo para covid-19 feito em até 48 horas antes da entrada no estabelecimento ou um teste RT-PCR negativo feito em até 72 horas antes da entrada.

Na Suíça, a média de valores de um teste antígeno é de 60 francos, o equivalente a R$ 350 suíços  e ele pode ser usado por até 48 horas. O PCR custa 150 francos, o equivalente a R$ 815. Porém, quem vai até 30 de setembro poderá fazer testes de antígenos gratuitamente em locais determinados. Os lugares podem ser encontrados neste link.

Teste só é exigido para locais fechados com restaurantes museus, para transporte público, hotéis e lojas, não – Crédito: My Switzerland

Em princípio, todos os centros de teste oferecem testes de antígeno gratuitos para turistas, sugerimos solicitar apoio aos concierges dos hotéis, caso seja necessário. O resultado do teste será enviado por e-mail ou SMS e será possível fazer upload do resultado no aplicativo Covid Certificate através do QR Code ou PDF enviado pelo laboratório.

E para entrar na Suíça?

Para entrar na Suíça, nada mudou. Brasileiro continua mostrando apenas o certificado do Conecte SUS comprovando a imunização completa. Também não é preciso apresentar teste RT-PCR na chegada. Confira as regras aqui.

A equipe do órgão de turismo da Suíça no Brasil, o Swizerland Tourism está tralhando junto ao governo suíço para que certificados de vacinação não-europeus sejam aceitos de alguma forma, mas ainda é incerto. Como neste momento de pandemia tudo tem mudado muito rápido, pode ser que essa regra seja alterada nos próximos dias, por isso, fique atento às notícias.