- Viajar é Simples - https://viajaresimples.com.br -

Tel Aviv começa a oferecer ônibus gratuitos aos sábados

A cidade de Tel Aviv passa a oferecer transporte de ônibus aos sábados. Por conta do Shabbat, que vai do pôr do sol de sexta-feira até o do sábado, quase tudo parava de funcionar. Porém, o cenário mudou e a vida do turista fica mais fácil e a viagem mais barata porque o serviço é gratuito.

Esse sistema de transporte no fim de semana conecta Tel Aviv a cidades próximas, como Ramat HaSharon, Giv’atayim e Kiryat Ono, e está gerando interesse em outros municípios. Aproximadamente, quatro milhões de residentes na área metropolitana de Tel Aviv serão impactadas pelo serviço.

São mini ônibus com 19 assentos cada que rodam por seis rotas diferentes. Eles cobrem trezentos quilômetros e oferecem mais de quinhentas paradas. As rotas permitem acesso rápido aos centros das cidades e a vários bairros vizinhos, levando em consideração áreas caracterizadas por moradores que são, também, praticantes religiosos.

Os ônibus têm intervalo de meia hora entre as 18h00 de sexta-feira até as 02h00 da manhã de sábado e retomam o serviço no período das 09h00 às 17h00 no sábado, com exceção do ônibus 710 de Kiryat Ono, que roda a cada uma hora.

Tanto os veículos quanto as estações relevantes estão devidamente sinalizadas e têm mapas dedicados. A cada três ônibus (a cada 1h30), um é acessível a pessoas com deficiência. Os passageiros também podem solicitar um ônibus acessível com antecedência.

Informação em tempo real e horários podem ser encontrados nos aplicativos de transporte comuns e no site dedicado que, por enquanto, só está disponível em hebreu. Informações sobre as linhas e paradas podem ser encontradas no site em inglês. Foi criado também um mapa interativo com essas informações.

Nesta fase, o serviço de transporte é oferecido gratuitamente e passageiros podem se mover livremente entre as linhas de ônibus.