Temporada de cruzeiros no Brasil diminui de sete para cinco meses

por:
6 de junho 2012

Se você planejar fazer um cruzeiro na temporada brasileira 2012/2013, é melhor fazer a reserva o mais breve possível. A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) divulgou nesta semana que o período de cruzeiros no país irá durar cinco meses, contra sete de 2011/2012. O primeiro navio chega em novembro e o último parte em abril de 2013, ao todo, 15 ficarão no litoral brasileiro, dois a menos que na última temporada.

Na temporada 2011/2012, existia oferta de 894 mil leitos, porém, em 2012/2013, ela será 15% menor, por conta da diminuição do número de embarcações e o tempo por águas brasileiras. “Os cruzeiros terão mais dias, ao contrário da temporada passada, na qual as empresas ofereceram muitas viagens com duração de três ou quatro noites”, explica Ricardo Amaral, presidente da Abremar.

De acordo com Amaral, duas das razões das companhias marítimas ficarem menos tempo no país e também enviarem menos navios é por conta dos custos dos impostos cobrados no país e as más condições dos portos. “É muito mais barato para uma companhia colocar uma embarcação no Caribe ou em Dubai, por exemplo, e a infraestrutura e suporte encontrados também são melhores se comparados com o Brasil”, ressaltou ele.

Na próxima temporada serão 15 navios no país: Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Costa Fortuna, Costa Serena; Grand Celebration, Grand Holiday, Grand Mistral (Ibero Cruzeiros); MSC Fantasia, MSC Magnífica, MSC Musica, MSC Orchestra; Pullmantur Empress, Pullmantur Sovereign, Pullmantur Zenith e Splendour of the Seas (Royal Caribbean).

A Royal Caribbean, que na temporada passada tinha dois navios em águas brasileiras, optou por enviar apenas um ao país. A Pullmantur, reduziu de quatro para três a quantidade de embarcações para 2012/2013 no Brasil. “A Pullmantur apenas deixa de enviar um navio, o que fazia roteiros para Fernando de Noronha (PE), porque ele foi vendido. Mas a intenção da companhia é, no futuro, voltar a enviar quatro transatlânticos novamente”, contou Rodolfo Szabo, diretor geral da Pullmantur no Brasil.

A Costa, além dos quatro navios que irá enviar ao Brasil em 2012/2013, planejava um quinto, porém, desistiu. Ainda assim, é a companhia que terá mais embarcações no país na próxima temporada. O Grupo Costa, engloba também a Ibero Cruzeiros, que contará com três transatlânticos na costa brasileira. “Na temporada 2012/2013, as cidades que perdem escalas das Costa, se comparado a 2011/2012, são Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL), Montevidéu, no Uruguai e Imbituba (SC), local no qual planejávamos paradas”, ressaltou Renê Hermann, diretor do Grupo Costa Cruzeiros na América do Sul.

Hermann explicou que não vê oportunidade no Brasil para um quinto navio da Costa na próxima temporada, principalmente, pelos problemas citados pelo presidente da Abremar. “As cidades que recebem os navios também precisam entender a importância dos turistas que eles levam para a economia local e dar condições para que as embarcações possam ir até elas”,acrescentou.

O presidente da Abremar ressaltou que Búzios (RJ), Ilhéus (BA) e São Francisco do Sul (SC) são algumas das cidades que deverão ter menos paradas de navios por conta da falta de capacidade de seus portos. A Pullmantur, por conta da retirada do navio que fazia cruzeiros até Fernando de Noronha (PE) deixa de atender esse destino e também Recife (PE) e Natal (RN).
 

Todas as companhias marítimas já começaram a vender pacotes para a temporada 2012/2013.

Sylvia Barreto

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários