Bahamas é um dos destinos, que, no momento, exige teste PCR em Tempo Real para viajantes - Crédito: Divulgação

Como é teste de covid-19 para viagens?

por:
10 de agosto 2020

Alguns  países que reabriram suas fronteiras para turistas estrangeiros, incluindo brasileiros, exigem um exame negativo para a covid-19. É o caso de locais como Bahamas e Dubai.

Cada destino costuma ter uma série de exigências próprias, mas o que Bahamas e Dubai têm em comum neste momento é o tipo do teste exigido, o PCR em Tempo Real. É, claro, na maioria dos lugares é preciso apresentar o resultado em outro idioma, como o inglês.

Uma exigência diferente nesses dois destinos, por exemplo, é o período que o teste deve ser feito antes da viagem. O arquipélago caribenho pede que ele seja feito em, no máximo, dez dias antes da viagem e Dubai, em até 96 horas antes do embarque.

Bahamas, por exemplo, pede que o teste seja feito em “laboratório de referência”. Sendo assim, é necessário verificar com o país quais são as especificações ou checar com seu agente de viagem.

E como é o teste de covid-19 para viagem?
Essa repórter que aqui escreve não viajou, porém, teve que fazer o PCR em Tempo Real, o teste de covid-19 exigido para viagens a diversos países. Estamos com falta de ar e nariz entupido, fui ao médico e pediram o exame.

Atualmente, no Brasil, os planos de saúde precisam cobrir o teste PCR em Tempo Real, que detecta o RNA viral, em caso do paciente ter sintomas, como era o meu, sendo assim, não paguei. Porém, quem for fazer para viajar, sem sintoma algum, deve pagar pelo exame, mesmo que tenha plano de saúde, não cobre nesses casos.

Dubai, no momento, exige teste PCR Tempo Real feito em até 96 horas antes do embarque no país de origem – Crédito: Divulgação

Pois bem, eu não tinha ideia de como seria o teste, até achei que fosse de sangue. Mas, nada disso. O teste de detecção de SARS-CoV-2 por PCR em Tempo Real consiste introdução de um swab na orofaringe e nasofaringe para coletar o material que está na mucosa.

Traduzindo: introduzem algo como um cotonete maior e mais comprido que aqueles que usamos nos ouvidos, o swab, em cada uma das nossas narinas. Achei a parte mais chata, o swab vai bem fundo e é bastante incômodo. Depois das duas narinas, é a vez de colocar a língua para fora e coletar material da garganta.

Caso a pessoa esteja infectada, o vírus será detectado com o material recolhido da mucosa. No local que eu fiz, diziam que o teste sairia em 48 horas, mas saiu em umas 15 horas e deu negativo, eu não tinha covid-19.

Eu fiz o teste no hospital São Camilo, unidade Ipiranga, em São Paulo. As três unidades da rede em São Paulo recolhem o material para esse exame de covid-19, além de também oferecer outros.

Se a pessoa precisar fazer o teste apenas para viajar, na rede São Camilo, pelo menos, ele custa R$ 244. O resultado do exame também pode ser emitido em inglês, mas é preciso avisar com antecedência a necessidade desse idioma.

Em uma linguagem mais técnica, como PCR em Tempo Real detecta o vírus?
A técnica do teste PCR em Tempo Real para detectar a covid-19 consiste em usar sondas imunofluorescentes com uma sequência de nucleotídeos (formam o RNA/DNA) correspondentes a uma sequência de nucleotídeos específica do vírus SARS-CoV-2, o que torna o método 100% específico (não há possibilidade de reação cruzada com outro vírus).

Ao aplicar a amostra retirada das mucosas em altas temperaturas e baixas temperaturas com um termociclador, as sequências da sonda e RNA viral se ligam emitindo luz fluorescente, que permite a leitura pelo equipamento. Na ausência da luz, o resultado é considerado negativo.

Agora que você já está craque no assunto, se for pesquisar qual teste o destino que você pretende visitar pede, em inglês, pode achar os seguintes nomes para o PCR em Tempo Real: Real Time PCR ou, abreviado, RT PCR.

E eu fico aqui, pensando que se for fazer esse teste novamente, que seja só para viajar mesmo e não porque estou com uma suspeita grave. E, você, já fez esse teste, sabia que alguns países exigiam o PCR? Deixa nos comentários suas respostas e dúvidas!

ENVIAR COMENTÁRIO

0 Comentários